Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

‘Perdi a paciência’, diz Requião sobre episódio com jornalista

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) disse na tarde desta terça-feira (26) que perdeu a paciência ao tomar o gravador das mãos de um jornalista da Rádio Bandeirantes durante uma entrevista realizada na segunda-feira (25).


Requião falou sobre o assunto em discurso no plenário do Senado. O senador apagou a entrevista e ameaçou agredir um repórter que perguntou a ele sobre a aposentadoria que recebe como ex-governador do Paraná.

“Já pensou em apanhar, rapaz? Já pensou em apanhar? Me dá isso aqui. Não vai desligar mais p... nenhuma. Vou ficar com isso aqui”, disse Requião, em entrevista que ele mesmo divulgou senador na internet.

“Ontem [segunda-feira], perdi a paciência. Reconheço que perdi a paciência. Ontem fui procurado por um repórter da Rádio Bandeirantes para falar sobre alta da inflação, e depois o repórter resolve vincular a alta da inflação com a pensão que eu recebo por ter sido três vezes governador do Paraná. Respondi uma, respondi duas e na terceira vez irritei-me com a insistência. Entendi que não era mais uma entrevista, tinha doses de provocação, ao estilo 'CQC' ou 'Pânico'. O repórter queria me extorquir resposta, ao modelo desses programas que citei”, afirmou o senador, em discurso na tarde desta terça.

O senador disse que ficou com o gravador (depois ele devolveu, mas antes apagou a entrevista) para evitar, segundo afirmou, que o material fosse editado pelo jornalista.

Na manhã desta terça, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal protocolou na Mesa Diretora do Senado nesta terça-feira (26) representação na qual solicita que seja aplicada advertência e censura ao senador Roberto Requião.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) anunciou que deve colocar em votação na sessão desta tarde os nomes dos senadores que irão compor o novo Conselho de Ética.

O colegiado é composto de 15 parlamentares titulares e 15 suplentes e poderá ser acionado para analisar a polêmica resultante do ato de Requião. A lista divulgada pelo Senado, no entanto, conta com 25 nomes.

“Por que eu o fiz? Para que ele não editasse a entrevista, não picotasse. Peguei o gravador e publiquei a entrevista na íntegra na minha página da internet. Quem quiser saber como foi a entrevista acesse a página e ouça [...]. A entrevista está toda na internet, postada por mim”, disse Requião.

O senador ainda afirmou que vai apresentar um projeto que permita o direito de resposta, em casos em que os entrevistados se sintam lesados.

“Seria importante para mim que esse episódio ajudasse a aprovar com rapidez o direito de resposta. Agora, o STJ acabou com a famigerada Lei de Imprensa. Acho que é o momento correto para acabar com o abuso, com o verdadeiro bullying que sofremos nas mãos de uma imprensa muitas vezes irresponsável”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet