Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Arquivos dizem que Dilma participou de grupo armado após Lei de Anistia

Arquivos do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão de inteligência da ditadura militar brasileira, indicam que a presidente Dilma Rousseff participou de um grupo armado após a promulgação da Lei de Anistia.


Segundo publicou neste domingo o jornal "Folha de S. Paulo", o relatório de 1980 inclui os nomes de Dilma e de seu então marido Carlos Franklin Paixão de Araújo na lista de participantes de uma reunião secreta da Junta de Coordenação Revolucionária (JCR) na cidade de Registro (São Paulo).

O encontro teria ocorrido em novembro de 1979, meses depois da promulgação da Lei de Anistia, e tinha como objetivo coordenar a atuação do grupo junto a várias organizações similares da América Latina.

Segundo o jornal, um resumo do relatório consta de um certificado emitido em 2000 pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a pedido da própria Dilma, que o utilizou em um processo de indenização contra o estado de São Paulo pela tortura que sofreu quando foi presa política da ditadura.

A presidente, que na década de 1970 militou nos movimentos de esquerda Comando de Libertação Nacional (Colina) e VAR-Palmares, recebeu uma indenização de R$ 22 mil.

Em uma nota de resposta dirigida ao jornal, a Presidência negou a participação de Dilma na reunião e sua atuação como militante da JCR.

"Temos a informar que a presidenta não participou da referida reunião de Registro (1979) e desconhece a organização citada", declarou o Executivo, que não explicou por que até agora não havia corrigido o resumo do relatório presente no certificado da Abin.

O ex-marido de Dilma qualificou o relatório como "uma barbaridade" e garantiu que nunca visitou a cidade de Registro.

Paixão de Araújo afirmou que o relatório pode ter sido "inventado" como uma estratégia da extrema direita e do governo do então presidente militar João Figueiredo (1979-85).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet