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Segunda-feira, 22 de julho de 2024

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BR-163, 174 E 070

Dnit instala seis balanças para coibir excesso de peso em MT

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lançou hoje a segunda etapa do Plano Diretor Estratégico de Pesagem, que prevê a instalação de 161 Postos de Pesagem de Veículos (PPV) nas rodovias federais de todo o país.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) lançou hoje a segunda etapa do Plano Diretor Estratégico de Pesagem, que prevê a instalação de 161 Postos de Pesagem de Veículos (PPV) nas rodovias federais de todo o país. Olhar Direto apurou que em Mato Grosso são seis balanças para coibir o excesso de peso nas carretas e bitrens.


A BR-163 terá três PPV nas seguintes localidades: nas proximidades do quilômetro 128, entre os municípios de Rondonópolis e Jaciara; no km 507, entre o Posto Gil e Nova Mutum (no sentido Sul-Norte) e, no km 611, entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum (sentido Norte-Sul).

Na BR-070 serão duas balanças no km 289, entre Primavera do Leste e a BR-163, para pesar veículos de carga que trafegam nos dois sentidos. Já na BR-174 terá um PPV, no km 217, sentido Porto Esperidião – Pontes e Lacerda.

Avaliado em R$ 1,1 bilhão, o edital (para todo o país) é do tipo menor preço e está dividido em 14 lotes. As empresas vencedoras serão contratadas para construir os postos, instalar os equipamentos necessários, fazer a manutenção e operar o sistema de pesagem por período de cinco anos. Serão 94 postos fixos e 67 móveis.

Somados aos 78 postos (45 fixos e 33 móveis), cuja operação foi contratada em 2008, o Dnit terá 239 balanças distribuídas pelos 57 mil quilômetros de rodovias federais não concedidas. Com isso, completará o Plano Diretor Estratégico de Pesagem, elaborado em 2005 e incluído no Programa de Aceleração do Crescimento em 2007.

Conforme a autarquia, com o aumento de postos de pesagem, o número de veículos com excesso de peso nas estradas tende a diminuir, conforme já foi constatado pela operação das atuais balanças. Isto pode resultar em menos danos ao pavimento, menos gastos com manutenção e menos riscos de acidentes.

Essa tendência pode ser analisada comparando o volume médio de excesso por veículo registrado nos dois últimos anos. Enquanto em 2009 o excesso médio por veículo foi superior a uma tonelada (1.167 kg), em 2010 ficou abaixo de uma tonelada (968 kg), redução de 17% na média de excesso registrada por veículo.

Os PPVs operam com equipamentos fixos (44) e móveis (33). Os postos com equipamentos fixos funcionam com balanças seletivas, que pesam o veículo a uma velocidade de 60 km/hora e balança de precisão (lenta). Quando as primeiras indicam algum excesso, o veículo é direcionado para as balanças lentas, que podem precisar o peso das cargas.

Os equipamentos móveis funcionam com sensores que são instalados na pista e são controlados por cabines localizadas em veículos. Em alguns casos, de acordo com a lei, o Dnit efetua o transbordo ou remanejamento da carga excessiva.

Foto: Assessoria

PPv móvel faz triagem de caminhões que devem passar por balança fixa
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