Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política BR

PLANO NACIONAL

Áreas de fronteira terão operações permanentes das forças armadas

O governador Silval Barbosa (PMDB) acompanhou hoje (8/6) o lançamento do novo Plano de Segurança nas Fronteiras do governo federal. Estão previstas ações estratégicas conjuntas entre os ministérios da Defesa e da Justiça para combater a entrada de armas e drogas por meio dos 16 mil quilômetros de fronteiras internacionais do Brasil com dez países latino americanos.


De acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o governo federal adotará dois tipos de operações. A operação Sentinela, de caráter permanente, reunirá de forma integrada as forças policiais estaduais e federais com apoio logístico das forças armadas. É uma iniciativa do Ministério da Justiça com apoio do Ministério da Defesa.

Já a operação Ágatha, coordenada pelo Ministério da Defesa e com apoio do da Justiça, prevê ações temporais de impacto pontual das forças armadas. O ministro salientou ainda o início de um processo de integração dos centros de monitoramento de operações dos dois ministérios com o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) para o monitoramento online das ações governamentais.

Apesar da badalação da cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença de diversas autoridades civis e militares, o plano que a presidente Dilma Rousseff apresentou foi uma iniciativa de caráter político no que se refere ao combate ao crime organizado nas fronteiras.

Na prática não foram apresentados dados sobre previsão orçamentária para o Plano nos próximos quatro anos, nem sobre o aumento de efetivo na região muito menos qual será a participação efetiva dos Estados fronteiriços na medida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet