Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política BR

Senadores da oposição e da base elogiam ida de Gleisi à Casa Civil

Após realizar discurso de despedida na tribuna do Senado, a nova ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, foi elogiada por senadores da base aliada e da oposição que pediram a palavra no plenário. Um dos primeiros a se manifestar, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), pediu maior interlocução do governo com o Congresso.


"Fica aqui esta reflexão, que, na democracia, tão importante quanto a maioria, é a oposição", disse o senador.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, relembrou a curta temporada com Gleisi na Casa e que, ao debater a indicação da senadora para a Casa Civil com Sérgio Guerra, presidente do PSDB, deu garantias de sua competência ao tucano. "Você vai dar um show de bola", disse o petista.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que a presidente acertou ao convidar Gleisi para o cargo. "Vamos somar juntos. A senhora tem na história a marca da competência técnica", disse.

Outro peemedebista, o senador Renan Calheiros (AL) disse que a expectativa do partido com a nova ministra é a "melhor possível". "Conte com nosso apoio incondicional, conte com o PMDB. Ganha o governo, ganha a presidente", disse Renan.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lamentou a saída do ministro Antonio Palocci, mas cumprimentou a presidente Dilma Rousseff pela "feliz escolha" na substituição. Suplicy destacou ainda que, com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, Gleisi compõe o primeiro casal da Esplanada dos Ministérios.

'Turbulência'
O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), chamou de Gleisi de "competente", mas disse que a senadora assumirá o cargo em meio a uma "turbulência". Agripino disse que , embora tenha sido breve a passagem pelo Parlamento, Gleisi levará a experiência do Senado para o cargo na Casa Civil.

Outro oposicionista, o senador Mario Couto disse que Gleisi é uma "mulher corajosa" e que, com a indicação de Gleisi, surge uma expectativa para a oposição. "Uma esperança de que a oposição possa conviver melhor om o governo. Traga para si as sugestões de Aécio Neves, traga para si a conversa sobre as medidas provisórias", disse Couto.

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) disse que Gleisi tem "sabedoria e profundidade". "É disso que precisamos, o Brasil precisa de uma gestora na Casa Civil", afirmou a senadora.

Do PRB, o senador Marcelo Crivella (RJ) disse que Gleisi vai representar "milhões de mulheres" no comando da Casa Civil. "A senhora vai ocupar um dos postos mais importantes da República", elogiou.

Despedida
Em discurso de despedida no Senado na tarde desta quarta, Gleisi agradeceu "a convivência democrática" na Casa e disse que espera exercer com "sabedoria" a nova função, de ministra-chefe da Casa Civil. Ao citar a relação com os demais parlamentares, rejeitou o rótulo de "trator", conferido a ela por um líder da oposição.

Ela foi escolhida pela presidente Dilma Rousseff para substituir Antonio Palocci, que deixou o cargo na terça, quase um mês após . Gleisi toma posse na Casa Civil na tarde desta quarta.

"Quero dizer que meu afastamento do Senado não me afasta dos compromissos que assumi. Estou mudando de instância, mas não de caminho. (...) Peço a Deus sabedoria para exercer essa nova tarefa", discursou Gleisi no plenário do Senado.

Gleisi afirmou que terá uma "responsabilidade grande" e que continuará defendendo o governo de Dilma. "A presidenta Dilma me designou uma nova missão e vou cumpri-la. Minha caminhada tem razão de ser, a responsabilidade é grande. (...) Sempre fui muito incisiva na defesa de seu governo, não pelo simples fato de pertencer a sua base, mas sobretudo porque acredito no projeto que ela representa para o futuro do país."

'Trator'
Crítica da forma como líder do governo no Senado Romero Jucá (PMDB-RR) negociava com os oposicionistas, a senadora petista ganhou do líder do DEM, Demóstenes Torres (GO), o apelido de “trator”, já que defendia o uso da maioria governista para aprovar matérias contra a vontade da oposição, sempre minoritária. “Maioria é para ser exercida”, dizia Gleisi.

No discurso de despedida, ela rebateu os comentários: "Me perguntaram ontem na conversa com a imprensa o que teria a dizer sobre a menção, por alguns oposicionistas, de que sou um trator. Não considero esta a melhor metáfora para quem exerce a política e sempre se dispôs a debater, ouvir e construir consensos. A manifestação democrática é o maior instrumento que temos para avançarmos no desenvolvimento do nosso país."

Oposição
No discurso, Gleisi manifestou ainda a "deferência aos integrantes da oposição". "Todos foram adversários duros no debate, mas prevaleceu sempre a convivência democrática. (...) Gostaria muito de manter a convivência respeitosa que iniciamos nesta Casa. Não teve um dia que não recebi um incentivo, um novo ensinamento, palavra de apoio e de amizade."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet