Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política BR

Ministros de Dilma convidados a debater o financiamento da saúde pública brasileira no Senado

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, vão ser chamados para detalhar as previsões de financiamento da saúde pública do país na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, presidida pelo senador Jayme Campos (DEM-MT). O requerimento para a realização do debate foi aprovado pelo colegiado nesta semana.


O ministro Padilha esteve na CAS, em maio, para detalhar as prioridades e programas da pasta e, pela primeira vez, a ministra do Planejamento é convidada para discutir os recursos da saúde. O requerimento para o comparecimento dos ministros é assinado pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE), pelos senadores Paulo Davim (PT-RS), Waldemir Moka (PMDB-MS), Eduardo Amorim (PSC-SE) e pelo vice-presidente da Comissão, Casildo Maldaner (PMDB-SC).

Os senadores decidiram chamar também os representantes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONSEMS), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS). “Se, por um lado temos um inegável problema de subfinanciamento do sistema de saúde no país, por outro é necessário que busquemos alternativas que não onerem mais o bolso do contribuinte”, defendeu o senador Paulo Davim.

O senador Jayme Campos ressaltou a necessidade de uma conversa aprofundada entre Legislativo e Executivo, lembrando que os investimentos em saúde estão abaixo do esperado para o Brasil. “Pelos dados divulgados pela OMS, a Organização Mundial de Saúde, o país gasta apenas 9% do Produto Interno Bruto com saúde. É muito pouco, perto de muitos outros países”, alertou o presidente da CAS.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet