Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Em almoço com Dilma, Taques defende discussão sobre emendas e MP’s

O senador Pedro Taques (PDT) almoçou, nesta terça-feira (28.06), no Palácio da Alvorada, com a presidente Dilma Rousseff, juntamente com a bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT), formada por quatro senadores. Os representantes das bancadas do PSB e PC do B também participaram do encontro. O senador mato-grossense colocou na pauta de discussão as emendas parlamentares individuais e as Medidas Provisórias.


O encontro faz parte de uma série de conversas da chefe do Executivo com os líderes partidários. Dilma Rousseff já se reuniu com as bancadas do PT, PMDB, PR, PTB e PP. “A ideia dos encontros é que os parlamentares debatam com a presidente projetos estratégicos para o país”, explicou o parlamentar.

Conforme defendeu Taques, o Senado precisa debater melhor a distribuição das emendas individuais. Para o pedetista, ela tem tornado os parlamentares “despachantes de orçamento” da União. “Quem sabe essa discussão não passe pela divisão equânime dos recursos gerados pela exploração do petróleo e do pré-sal”, questionou o parlamentar.

Outro ponto defendido pelo senador Pedro Taques junto à presidente Dilma diz respeito às regras de apreciação de medidas provisórias (MPs) pelo Congresso Nacional. “O grande problema não é a medida provisória, é a tramitação da medida provisória no Congresso Nacional, que, em razão da demora do processo legislativo, enfraquece a independência do Legislativo”, ponderou.

Em seus discursos, Pedro Taques vem chamando atenção para o processo de enfraquecimento do Legislativo na relação com o Executivo, embora a Constituição Federal estabeleça uma relação de independência, e não de subordinação, entre os Poderes da República.

Além de Taques, participaram do encontro com Dilma Rousseff os senadores Acir Gurgacz (PDT-RO), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Cristovam Buarque (PDT-DF), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Lídice da Mata (PSB-BA), João Durval (PDT-BA), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). A presidenta também convidou para o encontro os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gilberto Carvalho (Secretaria
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet