Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Política BR

punição

‘Se alguém tiver de ser punido, que seja’, diz presidente do PT gaúcho

O presidente do diretório estadual do PT no Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Porto Alegre...

O presidente do diretório estadual do PT no Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Porto Alegre, Raul Pont, disse ao G1 nesta quarta (20) que o partido não irá interceder junto ao Palácio do Planalto para manter Hideraldo Caron no comando da Diretoria de Infraestrutura do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).


Para Pont, o PT gaúcho “tem sido muito rigoroso” nas questões relacionadas à corrupção no Rio Grande do Sul e na esfera federal o governo deve agir da mesma forma. Embora lembre de Caron como um secretário competente, Pont é direto: “Se alguém tiver de ser punido, que seja”.

Caron é o único representante do PT na cúpula do Dnit e desde o começo da semana há especulações de que ele deve ser afastado do cargo. No órgão, Caron é responsável pela liberação de recursos adicionais para obras rodoviárias em andamento. Ele foi apontado pela revista "Veja" por supostamente autorizar reajustes excessivos nos valores.

Nos governos de Tarso Genro e de Pont na Prefeitura de Porto Alegre, ambos na década de 1990, Caron foi secretário de Limpeza Urbana de Tarso e depois secretário do Departamento de Esgotos Pluviais de Pont.

O presidente do PT gaúcho diz não ter elementos para defender Caron das acusações de corrupção no Dnit. “Não acompanho muito a situação, não vivo os problemas aí da Corte, mas acho que as denúncias nos Transportes devem ter algum fundamento. Não tenho elementos para julgar, mas se alguém tiver que ser investigado e punido, que seja. O PT, pelo menos nesse período da minha presidência, tem sido muito rigoroso. A avaliação que sempre tivemos é que corrupção não tem vínculo partidário. Acho que o governo deve dar explicações”, disse Pont.

Pont define o diretor de Infraestrutura do Dnit como um secretário competente nos tempos de governo na capital gaúcha: “Conheço o Caron. Trabalhou conosco na prefeitura de Porto Alegre. Foi secretário de Limpeza Urbana no governo do Tarso e depois secretário do Departamento de Esgotos Pluviais no meu governo. Sempre foi competente, era militante nosso aqui na prefeitura e nunca tivemos problemas de desconfiança, fez um trabalho mais técnico na prefeitura.”

‘Vamos continuar trabalhando’
Mais cedo, Caron disse ao G1 que está debruçado sobre o planejamento de obras do órgão até 2014 e que a definição desse cronograma é a única coisa que o preocupa no momento.

“Não tenho pensado nesse assunto [exoneração]. Vamos continuar trabalhando, minha área tem mais de 1.100 contratos em andamento e, enquanto estiver aqui, vou seguir esse cronograma”, disse o diretor.

Embora a agenda oficial do Planalto não divulgue a conversa, o diretor de Infraestrutura do Dnit confirma o encontro com a presidente Dilma Rousseff nesta quinta. Na pauta da conversa, segundo ele, há apenas o planejamento de obras. A crise nos Transportes, que já provocou o afastamento ou exoneração de 15 servidores, não deve ser discutida: “Temos que fechar o planejamento das obras e acredito que vamos fechar hoje.”

Perguntado se o trabalho no planejamento de obras seria um indicativo de que sua permanência no cargo estaria assegurada até 2014, Caron despistou. “Vamos estabelecer planejamento para todas as obras até 2014. Esse planejamento terá de ser executado por quem quer que seja.”
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet