Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Política BR

corrupção policial

Diretor financeiro do Dnit é réu por corrupção policial

O diretor de Infraestrutura Ferroviária e diretor interino de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Geraldo Lourenço de Souza Neto, é réu em uma ação penal...

O diretor de Infraestrutura Ferroviária e diretor interino de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Geraldo Lourenço de Souza Neto, é réu em uma ação penal no Tocantins, acusado pelo Ministério Público de corrupção passiva e falsidade ideológica. Em 2003, quando delegado, ele teria integrado uma quadrilha que explorava jogos de azar, recebendo semanalmente R$ 1,5 mil para deixar de combater a exploração de máquinas caça-níqueis e "aniquilar" a concorrência do homem que lhe pagava a propina. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.


A promotoria sustenta que, em julho de 2003, a delegacia comandada por Lourenço continha 27 máquinas caça-níqueis desacompanhadas dos devidos procedimentos legais. Para o MP, o diretor do Dnit "transformou a unidade policial em um balcão de negócios". O processo está na fase de alegações finais do MP. Indicado pelo senador Magno Malta (PR-ES), Lourenço ocupou diversos cargos em diferentes governos no Tocantins nos últimos 20 anos. Ele está no Dnit desde 2008. Por meio da assessoria do Dnit, Lourenço afirmou que as acusações de falsidade ideológica e esbulho possessório (expropriação) foram reconhecidas como injustas e retiradas pelo Estado do Tocantins - a segunda foi trancada, a primeira não. Sobre a ação, ele diz que "possui documentos que provam o contrário" e que "aguarda julgamento, para o qual solicitou a realização o mais rápido possível, a fim de processar o responsável pela acusação". O diretor do Dnit acrescentou que "a acusação não tem provas" e que ela foi "movida por um motorista policial insatisfeito com uma transferência". Na nota, a assessoria afirma que "estes assuntos foram (...) exaustivamente analisados na sabatina a que (Lourenço) foi submetido para assumir a diretoria do Dnit".

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet