Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2024

Notícias | Política BR

'Combateremos a corrupção de forma sistemática', afirma Dilma

Foto: Divulgação

'Combateremos a corrupção de forma sistemática', afirma Dilma
Ao ser perguntada nesta terça-feira (2) sobre as denúncias envolvendo várias pastas de seu governo, a presidente Dilma Rousseff afirmou que vai combater a corrupção "de forma sistemática".


"Combateremos a corrupção de forma sistemática, mas o governo não se pautará por medidas midiáticas. Vai ter um combate efetivo", disse a presidente após a cerimônia de lançamento do Plano Brasil Maior, programa de estímulo ao setor industrial, no Palácio do Planalto.

Na segunda-feira (1°), líderes da oposição anunciaram uma série de requerimentos para convocar cinco ministros do governo a prestar depoimento no Congresso sobre denúncias de corrupção. São alvos os ministros dos Transportes, Paulo Sérgio Passos; da Agricultura, Wagner Rossi; do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence; das Cidades, Mário Negromonte; e de Minas e Energia; Edison Lobão.

Transportes
Na comissão de Infraestrutura do Senado, o PSDB tenta aprovar o chamado para que o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, explique no Senado os indícios de irregularidades envolvendo o período em que ele substituiu o ex-ministro Alfredo Nascimento na pasta. Desde o início da crise no ministério, que culminou com a saída de Alfredo Nascimento do cargo, mais de 20 servidores foram exonerados da pasta e de outros órgãos ligados, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Minas e Energia
Ainda na Comissão de Infraestrutura, o líder tucano irá pleitear a convocação do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para falar sobre denúncias de corrupção envolvendo servidores da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Reportagem da revista "Época" apontou desvio de recursos públicos na agência.

Agricultura
Já na comissão de Agricultura a oposição tentará aprovar a convocação do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, citado em denúncias de suposto esquema de corrupção na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As denúncias foram feitas por Oscar Jucá Neto, irmão do líder do governo no Senado, Romero Jucá. Nesta terça, o líder disse que Rossi iria às duas Casas para dar informações sobre as denúncias.

Desenvolvimento Agrário
Também na comissão de Agricultura, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, poderá ser convocado a explicar denúncias envolvendo a venda de propriedades do programa de reforma agrária. A oposição também estuda chamar o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lacerda.

Cidades
O ministro das Cidades, Mário Negromonte, deve ser alvo de pedido de convocação por parte da oposição para esclarecer denúncias de suposto loteamento do ministério por integrantes do Partido Progressista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet