Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Ministro discute com PSDB projeto que cria a Comissão da Verdade

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, recebeu para um almoço nesta terça-feira (23) a bancada do PSDB no Senado e o líder do partido na Câmara, Duarte Nogueira, para discutir o projeto de Comissão da Verdade. Ao G1, o ministro disse que a bancada deve analisar o projeto para apresentar “eventuais sugestões”.


“Foi uma reunião positiva, o projeto da comissão de verdade deve ser analisado pela bancada. A princípio, observei um bom entendimento com os senadores para o texto”, disse Cardozo à reportagem.

O projeto de lei que cria a comissão foi enviado ao Congresso em maio de 2010 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aguarda aprovação. De acordo com o projeto de lei, a comissão, que tem por objetivo “promover a reconciliação nacional”, terá a função de “promover o esclarecimento circunstanciado dos casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria, ainda que ocorridos no exterior”.

Segundo o ministro, os senadores não falaram sobre as recentes denúncias envolvendo o governo Dilma Rousseff. Também, de acordo com Cardozo, não discutiram a Operação Voucher, da Polícia Federal, que prendeu 36 pessoas acusadas de desvios no Ministério do Turismo.

“Isso não estava na pauta”, afirmou.

O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), afirmou que o ministro explicou aos parlamentares os encaminhamentos do Executivo a respeito do projeto em busca de um consenso.

"Vamos avaliar o projeto. O ministro falou sobre o encaminhamento de um consenso com a Defesa, Forças Armadas, no Executivo e agora veio a nós trabalhar para obter um consenso no Congresso", afirmou Dias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet