Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

PGR pede abertura de ação penal contra Jaqueline Roriz

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, apresentou nesta sexta-feira (26) ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia criminal contra a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF). Ainda não se sabe por quais crimes o PGR denunciou a parlamentar.


Ela responde a inquérito no STF depois de ter sido gravada ao lado do marido, Manoel Neto, recebendo um pacote de dinheiro de Durval Barbosa, pivô do escândalo de corrupção que ficou conhecido como mensalão do DEM de Brasília.

O relator do caso no STF é o ministro Joaquim Barbosa.

O G1 entrou em contato com a defesa da deputada, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Caberá ao plenário do Supremo decidir se aceita ou não a denúncia contra a parlamentar. Se aceitar, ela passará a ser ré no processo. Essa análise será feita pelos plenário da Corte e não tem data para ocorrer. Se os ministros acatarem a acusação feita pelo Ministério Público Federal (MPF), Jaqueline responderá a ação penal.

Além do inquérito no STF, Jaqueline responde a processo de cassação que tramita no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. O plenário da Casa deverá decidir na próxima terça-feira (30), em caráter definitivo, se irá cassar ou não o mandato de Jaqueline.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet