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Segunda-feira, 22 de julho de 2024

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Acordo Dilma-Alckmin destrava ferroanel em SP

Foto: Reprodução

Acordo Dilma-Alckmin destrava ferroanel em SP
Com um atraso de mais de dez anos, o projeto de construção do Ferroanel de São Paulo está mais próximo de se viabilizar com o consenso existente agora entre os governos estadual e federal. As equipes da presidente Dilma Rousseff e do governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiram retomar a ideia original do Ferroanel: a construção de um trecho de 66 quilômetros entre Campo Limpo Paulista (por onde passam os trens vindos de Campinas) e Engenheiro Manoel Feio (a caminho do porto de Santos). Diferentemente da versão anterior, o novo projeto deverá seguir o traçado do Rodoanel Norte, a partir da estação Perus.


Com isso, os governos federal e paulista pretendem resolver a convivência cada vez mais tumultuada entre os trens de cargas e de passageiros. Hoje, as composições de cargas da MRS Logística (concessionária que atua na região) só podem atravessar a Grande São Paulo durante os momentos de ociosidade nas operações de passageiros da Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM). Agora, a própria MRS admite financiar a obra - ainda que parcialmente -, orçada em mais de R$ 1 bilhão. Sem detalhar a equação financeira do projeto, o presidente da empresa, Eduardo Parente, diz que há disposição da MRS em liberar recursos para o Ferroanel e propõe, em troca, uma extensão do contrato de concessão, que expira em 2026.

Bernardo Figueiredo, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vê com cautela a sugestão da MRS de desembolsar recursos próprios ao projeto, em troca da prorrogação da concessão. "É uma possibilidade, mas não é a única, nem é a possibilidade que consideramos em primeiro lugar", diz.

Ainda falta muito para o início das obras, mas o processo de licenciamento ambiental poderá tramitar junto com o do trecho norte do Rodoanel. Calcula-se que cerca de 80% do traçado do Ferroanel acompanhará o anel rodoviário.

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