Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Derrubar veto à divisão igualitária de royalties é a 'pior solução', diz Ideli

A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse nesta terça-feira (13), após almoço com líderes da base aliada, que derrubar o veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à chamada Emenda Ibsen, que dividiu os royalties do petróleo de maneira igualitária entre estados produtores e não produtores é “a pior solução” e “não resolve o problema”.


“Ao derrubar o veto, não se resolve o problema de ninguém. No dia seguinte [alguém], vai entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) e aí nós perdemos toda e qualquer condição de negociar”, disse a ministra. “É a pior solução. Não é solução para ninguém”, afirmou.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse nesta terça-feira que até 5 de outubro colocará em votação o veto do ex-presidente. Ele fez a promessa a representantes da Confederação Nacional de Municípios (CMN), que foram ao Congresso pressionar os parlamentares pela derrubada do veto.

De acordo com Ideli Salvatti, sempre que há um problema como o da divisão dos royalties do petróleo, as soluções sugeridas passam pelo caixa do governo federal. Segundo a ministra, “como a União tem um cofrinho só, não é bom abusar”.

A ministra disse que nesta quarta-feira (14) haverá reunião entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e líderes partidários para tratar da questão dos royalties.

Segundo a ministra, o objetivo da reunião será encontrar “uma alternativa que possa contemplar estados e municípios produtores e não produtores sem que isso fique na conta única e exclusivamente da União como se quer fazer”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet