Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

'O fato é grave', diz relator sobre acusação contra Valdemar Neto

O relator do pedido de abertura de processo contra o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), Fernando Francischini (PSDB-PR), afirmou que seu parecer deverá levar em conta a "gravidade do caso". O relatório será apresentado no Conselho de Ética da Câmara no próximo dia 28 de setembro. O colegiado decide se abre ou não o processo com base no texto do relator.


Valdemar Costa Neto é suspeito de envolvimento no suposto esquema de superfaturamento de obras e de cobrança de propina no Ministério dos Transportes. A assessoria de Costa Neto afirmou nesta segunda-feira (19) que o deputado não vai se manifestar sobre o assunto.

"O fato é grave, e precisamos levar em consideração que a Câmara já está desgastada com o caso Jaqueline Roriz. Estou fazendo o relatório com imparcialidade, mas levando em conta a gravidade do caso", disse o Francischini ao G1.

Segundo Francischini, o relatório está em fase final de elaboração, e foi composto com base em documentos sobre os supostos fatos que envolvem Costa Neto.

Após ser apresentado, o relatório de Francischini precisa ser votado pelos 21 integrantes do Conselho de Ética. Para que o processo seja aberto, é preciso que a maioria dos integrantes do conselho votem a favor do relatório, se ele pedir o processo.

Caso seja aprovado o parecer prévio, Costa Neto terá dez dias para apresentar sua defesa, e o relatório final será apresentado para votação no conselho em 40 dias. A penalidade mais grave prevista para esse tipo de processo é a cassação de mandato.

Costa Neto é secretário-geral do PR, partido do atual ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do ex-titular da pasta, o senador Alfredo Nascimento. Denúncias de superfaturamento em obras e cobrança de propina, divulgadas no início de julho pela revista "“Veja"” levaram à demissão do então ministro e de funcionários do ministério. A representação por quebra de decoro foi apresentada pelo PPS e pelo PSOL.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet