Olhar Direto

Sábado, 24 de agosto de 2024

Notícias | Política BR

Trabalho

Jaime confirma ida de ministro ao Senado para esclarecer denúncias

O ministro do trabalho, Carlos Lupi, participa nesta quinta-feira (17), às 9h30, de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado para esclarecer denúncias de desvio de recursos de organizações...

O ministro do trabalho, Carlos Lupi, participa nesta quinta-feira (17), às 9h30, de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado para esclarecer denúncias de desvio de recursos de organizações não-governamentais (ONGs) que executam programas sociais do Ministério.


O requerimento conjunto de autoria dos senadores Álvaro Dias (PSDB/PR) e Ana Amélia (PP/RS) foi aprovado nesta quarta-feira (16/11), por unanimidade e recebeu votos de parlamentares governistas como Eduardo Suplicy (PT/SP), Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), Ana Rita (PT/ES), além da própria Ana Amélia.

Após a aprovação, Jaime telefonou para Lupi e fez o convite argumentando que "seria positivo" que o ministro comparecesse ao Senado para esclarecer definitivamente as novas denúncias, segundo as quais o gabinete do ministro é acusado de extorquir sindicatos para desviar recursos do imposto sindical à central controlada pelo PDT e por assessores de Lupi.

De acordo com o parlamentar matogrossense, embora tenha rebatido todas as acusações, a ida de Lupi à Câmara na semana passada não foi suficiente para que ele elucidasse os novos fatos publicados pela revista Veja do último final de semana.

"A expectativa é de que ele possa esclarecer de forma clara e nítida as denúncias de desvios envolvendo ongs e sindicatos. Me parece que ele faltou com a verdade em relação aos fatos relatados na Câmara",

Depois de negar veeementemente que conhecesse o empresário Adair Meira, dono de três Ongs financiadas pelo MInistério do Trabalho, foram publicadas na imprensa fotografias em que Lupi aparece usando uma das aeronaves do empresário.

Em tom de desafio, o empresário sustenta que tem “elementos suficientes” para fazer o ministro refrescar a memória. Meira confirmou que “providenciou” o avião que, segundo a revista “Veja”, foi usado por Lupi para fazer visitas ao Maranhão em dezembro de 2009.

A Controladoria Geral da União investiga supostas irregularidades das ONGs de Meira com recursos do Trabalho. Em um dos casos, aponta falta de comprovação de despesas de R$ 5 milhões. Meira disse que ajudou a viabilizar o fretamento do avião, mas que não pagou a conta do serviço. (Com informações do jornal O Globo).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet