Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

OPOSIÇÃO PRESSIONA

Leitão presidirá sessões e pedirá esclarecimentos de dois ministros

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT) terá mais um dia de destaque no noticiário nacional por comandar duas sessões com...

Foto: Reprodução

Leitão presidirá sessões e pedirá esclarecimentos de dois ministros
O deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT) terá mais um dia de destaque no noticiário nacional por comandar duas sessões com repercussão nacional. O parlamentar vai presidir duas audiências públicas com ministros na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, que atualmente é um dos principais redutos da oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff dentro do Congresso Nacional.


Leitão presidirá, a partir das 9h, uma audiência pública para ouvir esclarecimentos do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que é acusado de interferência na indicação política para cargos da presidência da Companhia Vale do Rio Doce.

Segundo Leitão, o requerimento original foi aprovado para que o ministro trate do aumento do Imposto sobre Produtos Importados (IPI) para carros importados, mas o "pano de fundo" deve ser mesmo a interferência de Mantega nos cargos da Vale.

Às 16h, a Comissão volta a reunir-se para ouvir o ministro da Educação, Fernando Haddad, que será questionado sobre o vazamento nas provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Há também rumores de que Centro de Seleção e Promoção de Eventos (CESPE), vinculado a Universidade de Brasília (UnB), foi contratado para realizar a aplicação do Enem 2011 por um valor três vezes maior do que o gasto no último ano.

Aliás, a presença de Haddad só está garantida porque governistas e oposição entraram em acordo para a aprovação do requerimento. Segundo apurou o Olhar Direto, o ministro Haddad, que é pré-candidato do PT a prefeitura de São Paulo, estará "blindado" pela companhia do ministro da Advocacia Geral da União, ministro Luis Inácio Adams.

Na próxima semana será a vez do ministro do trabalho, Carlos Lupi, retornar à Casa para prestar novos esclarecimentos sobre as denúncias de cobrança de propina de ongs que executam programas de qualificação no Ministério.

"Aprovamos na semana passada um requerimento em que , ao invés de convite, faremos uma convocação ao ministro. Tem muita coisa mal explicada", adiantou o parlamentar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet