Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Política BR

Senador assume autoria de frase em que xingou manifestantes

A assessoria do senador Aloysio Nunes Ferreira divulgou nesta sexta (25) nota em que ele admite ter proferido a frase "Vocês nunca viram uma galinha viva na vida, seus m...!".


A frase foi dita em meio a um tumulto, durante sessão da Comissão de Meio Ambiente do Senado que votava emendas ao projeto do Código Florestal. Manifestantes que protestavam contra os votos de senadores na comissão chegaram a ser retirados do local.

Inicialmente, o G1 atribuiu erroneamente a frase ao senador Ivo Cassol (PP-RO), mas corrigiu a informação.

"Penitencio-me por isso", disse Aloysio Nunes Ferreira na nota que divulgou nesta sexta.

O senador afirma no texto que se indignou porque, segundo ele, os manifestantes tentavam intimidar os parlamentares.

"Extravasei minha indignação. Dou-me conta, agora, ao ouvir a degravação da sessão, de que não fui capaz de, naquelas condições, conter a expressão da minha justa cólera e de ter pronunciado palavras que eu deveria ter guardado para mim: penitencio-me por isso", diz a nota.

Embora a nota mencione "palavras que eu deveria ter guardado para mim", sem especificar quais, a assessoria do senador confirmou que trata-se da frase anteriormente atribuída a Cassol.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela assessoria de Aloysio Nunes.

"A nenhum grupo de pressão é lícito tentar intimidar, menos ainda com gritarias e impropérios, a representação nacional. É por isso que as normas que regem os trabalhos do Congresso proíbem, terminantemente, quaisquer manifestações - de aplauso ou de reprovação - das galerias do plenário ou das comissões.

Essa regra existe não apenas em nosso Congresso, mas em todas as instituições representativas do mundo civilizado, e decorre do respeito à soberania popular. Eu sempre fui absolutamente intransigente quanto à observância dessa regra durante a minha, já longa, vida parlamentar. Daí minha indignação quando, ao final de exaustivas 6 horas de deliberação sobre o Código Florestal, durante as quais me mantive atento e defendendo as emendas que expressavam as minhas convicções, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA) foi aviltada e dois dos seus integrantes, os senadores Luis Henrique e Jorge Viana, agredidos verbalmente, por manifestantes contrariados com os votos proferidos.

Extravasei minha indignação. Dou-me conta, agora, ao ouvir a degravação da sessão, de que não fui capaz de, naquelas condições, conter a expressão da minha justa cólera e de ter pronunciado palavras que eu deveria ter guardado para mim: penitencio-me por isso."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet