Olhar Direto

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Gastronomia

Gastronomia

Belas e exóticas, flores comestíveis estão sendo produzidas em Chapada

Foto: Thalita Araújo/OD

Marcos Antônio Sguarezi monstrando a produção do Sítio Monjolinho

Marcos Antônio Sguarezi monstrando a produção do Sítio Monjolinho

Elas passaram da visão e olfato ao paladar. As flores comestíveis estão trazendo toda sua beleza para diversos pratos da gastronomia, e têm mostrado, como diz o ditado clichê, que não “são apenas um rostinho bonito”. O sabor agrada. O sítio Monjolinho, localizado no Vale da Bênção, em Chapada dos Guimarães, é a primeira propriedade a cultivar flores comestíveis em Mato Grosso.


Marcos Antônio Sguarezi, proprietário do Monjolinho, conta que, inicialmente, ele está comercializando apenas uma espécie de flor, a chamada Capuchinha. De cores vivas e fortes, como amarelo e laranjado, ela possui um sabor picante, lembrando o agrião, porém um pouco mais suave.

A Capuchinha é uma das flores mais apreciadas na culinária, sendo umas das 12 espécies que integram a lista das utilizadas na gastronomia. Sguarezi explica que está produzindo de forma experimental as outras 11 espécies e que, em breve, já poderá comercializá-las.

Amor perfeito é um exemplo de outro tipo de flor que pode incrementar a cozinha. Tem sabor adocicado e ligeiramente ácido. A Calêndula dá um ar dourado à comida e é apimentada e levemente amarga. Já o sabor do Gerânio varia do limão ao mentolado. As perfumadas Violetas tem são bem doces.

Sguarezi ressalta a fantástica diversidade das flores comestíveis, que podem ser usadas em pratos quentes ou frios, doces ou salgados, elaborados ou mais simples, ou apenas como decoração.

O Sítio Monjolinho tem sua produção 100% orgânica. Lá são produzidas também diversas ervas, somando mais de 30 diferentes tipos, entre condimentos japoneses, chineses, árabes e outros. “Só de hortelã, por exemplo, são cinco tipos diferentes”, diz Sguarezi.

Confira uma receita em que se pode usar a Capuchinha:

Salada Tailandesa

Ingredientes

4 xícaras de agrião lavado e escorrido
2 xícaras de cenoura em tiras
2 xícaras de pepino em tiras
2 xícaras de broto de feijão
1 ovo inteiro e 2 claras de
1/2 colher de chá de azeite
2 xícaras de tofu firme em cubos (400 gramas)
1 colher de sopa de cebolinha picada


Molho
 
2 colheres de sopa de leite de coco light
2 colheres de sopa de água
1 colhere de sopa de molho de soja
1/2 colhere de sopa de tiras de casca de limão
1 dente de alho amassado
4 colheres de sopa de amendoim torrado
Capuchinhas à gosto

Modo de preparo

1. Arrume as folhas de agrião sobre uma travessa.

2. Numa panela grande misture a cenoura e o pepino com o broto de feijão. Regue com duas colheres de sopa de água e leve ao fogo. Deixe cozinhar 5 minutos, só para quebrar a consistência de cru. Reserve.

3. Numa tigela bata ligeiramente o ovo e as claras. Aqueça uma frigideira antiaderente grande, coloque o azeite e despeje o ovo. Cozinhe em fogo baixo até dourar. Vire do outro lado e deixe dourar. Retire, espere amornar e corte em tiras. Misture com as hortaliças e distribua sobre as folhas. Enfeite com o tofu e polvilhe com a cebolinha.

4. Faça o molho. Numa tigela pequena misture os ingredientes do molho e regue a salada na hora de servir. Enfeite com as flores comestíveis.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet