Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Gastronomia

Deixe sua comida mais saborosa com cachaça

A cachaça, produto genuinamente brasileiro, acompanha várias opções de comidinhas.


Com ela, doces e pratos mais sofisticados ganham sabor e aroma diferenciados.

Além disso, ela também é um ótimo digestivo. Pode ser degustada antes das refeições, como aperitivo, e depois delas, para colaborar na digestão.

Para aproveitar a bebida na hora de preparar pratos, separamos algumas dicas de especialistas usam cachaça no preparo de delícias bem originais.

Antes de começar, é legal escolher uma de boa qualidade. Por isso, Delfino Golfeto, presidente da maior rede de cachaçarias do mundo, a Água Doce Cachaçaria, alerta que, geralmente, a “boazinha” deve ter um aroma suave.

- Uma boa cachaça é límpida, transparente e sem resíduos. Hoje em dia é uma tendência degustá-la com pratos que combinem com ela.

A Chef Bel Coelho, que gosta muito de cachaça, apostou em pratos harmonizados com ela: resolveu abrir um espaço em seu restaurante, o Dui, para uma temporada dedicada exclusivamente a receitas que levam a bebida na panela e no copo.

Bel aponta a costela de porco ao molho de cachaça e melaço de cana como uma de suas delícias favoritas do menu degustação do restaurante.

- Porco vai bem com cachaça. A bebida perde o teor alcoólico, mas o prato fica saboroso.

A chef avisa que a cozinha com cachaça está mais preocupada com o perfume do que com o álcool.

Anderson Silva, supervisor de bar do Grande Hotel São Pedro já preparou várias produções com cachaça. Entre as doces e salgadas, entradas como camarão empanado no coco com vinagrete de cachaça, até uma musse de caipirinha.

- O importante é manter o equilíbrio da produção, não deixando o sabor da cachaça prevalecer. Com a entrada no mercado de cachaças nobres, muitos dos pratos podem ser acompanhados com a própria cachaça

Calabresa na cachaça, salmão no molho de cachaça e sorvete de caipirinha também são algumas opções diferentes para aproveitar a bebida.

Na carta de brigadeiros da Maria Brigadeiro, atelier da chef Juliana Motter, além do doce tradicional, também há espaço para uma versão que leva cachaça na massa. O brigadeiro de cachaça artesanal (chocolate ao leite com cachaça artesanal, coberta com farofa de rapadura) é uma gostosura!


Faz mal?
Durante o preparo, se o prato for ao fogo, o álcool evapora. Assim, somente o aroma da bebida continua na comida.

Já no caso de sobremesas geladas, como por exemplo, caldas à base de cachaça, elas podem manter algum teor alcoólico da bebida e, por isso, esse tipo de prato não é indicado para crianças.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet