Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Gastronomia

Aprenda receita de conkie, sobremesa típica de ilha caribenha onde nasceu Rihanna

Parece uma pamonha, mas não é. Em vez de palha de milho, folhas de bananeira são usadas para embrulhar esta guloseima típica da culinária bajan, ou seja, da ilha caribenha de Barbados.


A receita do doce, conhecida por lá como conkie, é um dos símbolos da comemoração da independência do país centro-americano, dominado pelo Reino Unido deste o século 17.

Nesta terça (30), a paradisíaca ilha – terra da cantora pop Rihanna – celebra 44 anos de liberdade. Seus moradores, mais de 90% descendentes de escravos africanos, costumam saborear a sobremesa, feita com abóbora, coco, fubá, batata-doce e iguarias, durante todo o mês de novembro.

Veja a casa onde Rihanna viveu antes de ficar famosa

Aprenda a preparar prato típico de Barbados que lembra feijoada

Para envolver os conkies, separe pedaços grandes de folhas de bananeira verdes e inteiras (as partidas não servem porque o doce pode vazar). Passe cada pedaço de folha brevemente sobre uma chama de fogo para torná-lo maleável. Despreze as folhas que enrolarem ao serem aquecidas e também as que começarem a se queimar, pois isso significa que estão muito velhas. Por fim, corte as folhas em quadrados de 20 cm x 20 cm.

Dá trabalho, mas o esforço é recompensado logo na primeira mordida. Aprenda a preparar:

Ingrediente
2 xícaras (chá) de fubá
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 kg de abóbora ralada
170 g de margarina derretida
1/2 kg de batata-doce
3 xícaras (chá) de coco ralado
1 ovo
1 colher (chá) de sal
100 g de uvas-passas (opcional)
1/2 kg de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de leite integral
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) noz-moscada ralada na hora
1 colher (chá) de essência de amêndoa

Modo de preparo
Misture o coco ralado, a batata-doce e a abóbora em uma tigela. Em seguida, adicione o açúcar, a canela, a farinha, o fubá, o sal e as passas. Bata os ovos e coloque-o na mistura, mexendo bem.

Depois, despeje o leite, a margarina derretida e a essência de amêndoa na massa e volte a mexer. Essa massa deve ficar grossa.

Coloque de duas a três colheres de massa no centro de cada quadrado de folha de bananeira. Embrulhe a massa com cuidado para não rasgar e prenda com uma tirinha da folha (dando um nó). Cozinhe o doce no vapor até ficar firme ao toque.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet