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Domingo, 21 de julho de 2024

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José Riva insiste na defesa do VLT: ‘precisa mentir muito para ser inviável’

Foto: Reprodução

José Riva insiste na defesa do VLT: ‘precisa mentir muito para ser inviável’
O ex-deputado estadual José Riva comentou no PodOlhar sobre o que considera ser um erro político: a mudança do VLT para o BRT. Planejado para a Copa do Mundo de 2014, o VLT foi considerado inviável e substituído por decisão do governador Mauro Mendes (UNIÃO). A opinião de Riva foi exposta em entrevista no podcast do Olhar Direto conduzida pelos jornalistas Airton Marques e Arthur Santos da Silva.


ASSISTA A ÍNTEGRA DO PODOLHAR COM O EX-PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA, JOSÉ RIVA:

 
“Eu não quero entrar em embate, até porque um governador, um secretário de Estado, um deputado, ele tem mil vezes mais espaço na mídia que eu. Então eles vão vir falar milhares de coisas. Mas você precisa mentir muito para o VLT ser inviável. Eu acompanhei o VLT em tudo que aconteceu”, afirmou Riva.
 
A decisão de troca do VLT pelo BRT foi tomada pelo Governo, após rescisão contratual com o consórcio, que está envolvido em suspeitas de corrupção e pagamento de propina para agentes públicos, conforme consta em delação premiada.
 
 Riva, porém, segue defendendo o VLT. “Talvez o tempo demore, porque vai chegar o BRT e vamos ver como é que funciona o BRT. Aí vão lembrar, por exemplo, você acha que esses estados que estão comprando os vagões, eles estão errados? Se o BRT é inviável aqui, ele é inviável em qualquer lugar. Cuiabá é uma capital, a tendência de Cuiabá é inchar. Se nós não nos prepararmos e não tivermos um prefeito que reconheça isso e faça um estudo, um planejamento melhor em Cuiabá para dar vazão ao transporte urbano e para não deixar Cuiabá virar um caos no trânsito, nós estamos perdidos”.
 
Como o contrato foi rescindido com decisão judicial de 2017, ratificada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 2019, o Governo acionou o Consórcio VLT na Justiça, pedindo ressarcimento e indenização aos cofres públicos pela não finalização das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), prevista para 2014. 
 
“Enterraram um dos projetos mais viáveis que existe no Brasil. Poxa, é viável para Campo Grande? É viável para cidades menores no Brasil que estão implantando? Por que é inviável aqui? É inviável aqui porque pegou uma briga política. E essa briga política prejudica o estado, prejudica Cuiabá”.
 
Segundo o governador Mauro Mendes, o BRT trará melhor mobilidade urbana para os moradores de Cuiabá e Várzea Grande, com os demais ônibus podendo utilizar o novo corredor. Além disso, todas as obras de infraestrutura realizadas anteriormente para o VLT serão aproveitadas. Outra vantagem, é que o BRT tem uma tarifa mais acessível em relação ao VLT e poderá ser expandido para outras regiões, a um custo menor do que a construção de novos trilhos.
 
“Eu não gosto de dizer que eu faria, eu não sei o que, mas eu digo para você, com todas as letras, se eu fosse governador, esse VLT estava construído. Porque aí eu ia buscar o que fosse necessário”.
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