Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

REDD é tema de reunião nesta terça entre Ong e setor agropecuário

A superintendente de Biodiversidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT), Eliani Fachim, representa o secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, nesta terça-feira (04.05), na reunião entre representantes de grupos agropecuários e a organização não governamental The Prince’s Rainforest Project. O encontro para discutir como o fundo provisório (instituído pela ONG), para a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD), pode efetivamente incentivar melhorias na produção e rendimento dos setores da soja e do gado, a redução do desmatamento e a restauração de áreas degradadas. A reunião de trabalho está sendo realizada no Hotel Deville, em Cuiabá.


Em novembro do ano passado o Príncipe de Gales, Charles Philip Arthur George Mountbatten-Windsor participou de um encontro com representantes do setor do agronegócio, para debater formas de aumentar a produção agrícola sem aumentar as áreas desmatadas. Na reunião foi discutido também, como o fundo provisório criado pela Ong poderia ajudar o setor a atingir esses objetivos.

Por meio do fundo seriam investidos cerca de U$ 4,5 bilhões em financiamentos públicos, a fim de viabilizar o inicio imediato de atividades visando reduzir o desmatamento entre os anos de 2010 e 2012. Uma inciativa que atende as determinações definidas no Acordo de Copenhague, que reconheceu o papel do REDD e concordou com a necessidade de estabelecer incentivos para ações dessa natureza.
Para os técnicos e ambientalistas, ações como essas são fundamentais para identificar intervenções do setor agrícola, que possam contribuir para o cresciemento sustentável da produção, limitanto no entanto, o avanço das lavouras sobre as florestas.

Além de representantes governamentais e de organizações não-governametais, participam da sessão multistakeholder representantes dos grupos André Maggi e Marfrig, com experiência no assunto. No período da tarde serão discutidas novas propostas. Representantes da Ong informaram também que estão sendo planejadas reuniões paralelas semelhantes na Ásia e África.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet