Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

afogamentos

Bombeiros devem qualificar militares para mergulho

O 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Rondonópolis vai aumentar seu efetivo de mergulhadores. A partir desta quarta-feira (5) os militares passarão por um curso específico para aprenderem a mergulhar no Rio Vermelho, principal rio do município em casos de afogamento.


De acordo com o tenente Ednaldo Fernando Rodrigues, que coordena a equipe de mergulhadores, o 3º BBM conta hoje com seis mergulhadores, mas com o período de seca torna-se necessário o aumento do efetivo. A capacitação vai aumentar para 20 o número de mergulhadores treinados somente para buscas no Rio Vermelho.

“Um curso completo de mergulho além de demorado, só é oferecido em Cuiabá ou outros estados”, explica Ednaldo. Por essa razão, o batalhão resolveu capacitar de forma específica mais militares.

O curso terá duração de cerca de 30 horas. A cada semana serão treinados três a quatro bombeiros. Primeiro terão uma espécie de ambientação com os equipamentos em uma piscina. Em seguida, farão os mergulhos no Rio Vermelho e também irão aprender a pilotar embarcações.

O tenente acredita que a capacitação vai facilitar muito o trabalho e a organização do efetivo. “Ano passado tivemos que sacrificar os militares em suas folgas e o mergulho é uma atividade de risco e que pode trazer prejuízos a saúde do militar, por isso um número maior de mergulhadores vai facilitar muito”, explicou.

Afogamentos

No ano passado foram registrados 16 afogamentos somente em Rondonópolis. Este ano já foram seis pessoas, umas delas ainda não encontrada. Conforme o tenente, os casos foram todos no Rio Vermelho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet