Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Política MT

PLENÁRIO

Jayme Campos homenageia ex-governador José Fragelli

O senador Jayme Campos (DEM/MT) fez hoje na tribuna do Senado um pronunciamento em homenagem ao ex-governador José Fragelli, falecido no dia 30 de abril, aos 94 anos. Nas palavras de Campos, ao longo da República brasileira, muitos foram os homens que tiveram a incumbência de governar o bem público, mas poucos foram os que mereceram reconhecimento de seus contemporâneos pelos elevados serviços prestados à nação e, por isso, são lembrados como verdadeiros estadistas.


“Neste panteão reservado aos heróis, nesta seleta categoria de patriotas encontra-se José Manoel Fontanillas Fragelli, ex-governador de Mato Grosso, ex-presidente deste Senado Federal e, por obra do acaso, presidente interino do Brasil em duas ausências do titular, José Sarney”, destacou.

Segundo Jayme Campos, embora Mato Grosso e Mato Grosso do Sul percam o convívio de um conselheiro prestimoso, de um homem inteligente e honrado, o Brasil ganhou um novo símbolo de retidão e de compromisso público. “No firmamento deste imenso país, fulgura mais uma estrela com o brilho de um líder que soube devotar sua vida à causa nacional”, homenageou.

O senador lembrou as grandes marcas deixadas pelo estadista, como a construção de escolas, avenidas no interior e em Cuiabá. Ele citou a implantação do Centro Político e Administrativo da Capital, complexo que até hoje abriga a sede da gestão estadual, além de lançar as obras da rodovia Transpantaneira e do Estádio Verdão.

O parlamentar também salientou as iniciativas de Fragelli no campo das realizações políticas. “Fragelli foi um dos principais articuladores da campanha indireta do ex-presidente Tancredo Neves. Fragelli sempre foi um interlocutor sereno e firme, o que lhe valeu um papel de destaque no processo de redemocratização do país”.

Jayme Campos lamentou que a morte de Fragelli coincide com o início das obras de demolição da arena esportiva que leva seu nome. O Estádio Governador José Fragelli, ou Verdão, como foi apelidado, está sendo colocado abaixo para dar lugar a uma nova estrutura que reunirá jogos da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá.
“Segundo autoridades estaduais, a implosão se justifica pela exigência da Fifa em dotar os campos de futebol brasileiros de aspectos arquitetônicos modernos e adaptados aos padrões internacionais. De qualquer forma, a demolição do estádio representa uma nódoa no olhar afetivo sobre nossa cidade”, afirmou Jayme.

Campos disse que, segundo relatos de algumas pessoas próximas à sua família, o senador José Fragelli andava triste com a decisão de se derrubar o estádio por ele idealizado. “É natural que um gestor austero como ele, sentisse uma certa apreensão com a perda deste patrimônio. Por isso, se faz justa a preservação do nome de José Fragelli no novo complexo esportivo. Tanto pela sua história, quanto pela dignidade que emana de sua vida”.

A homenagem de Jayme Campos recebeu apartes dos senadores Marisa Serrano (PSDB/MS) e de Delcídio Amaral (PT/MS).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet