Olhar Direto

Terça-feira, 01 de outubro de 2024

Notícias | Política MT

escândalo

'CPI dos Maquinários' só precisa deuma assinatura

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso  só precisa de mais uma assinatura para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar suposto superfaturamento na aquisição de 705 maquinários, realizada em 2009, ainda na gestão de Blairo Maggi (PR). Proposta pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB), a proposta contava com sete assinaturas até o final da sessão matinal desta quarta-feira (5).


Maluf ressaltou que a Casa tem obrigação de investigar, já que autorizou o empréstimo para aquisição dos maquinários. O parlamentar também insinuou que o superfaturamento pode ser maior que os mais de R$ 36 milhões de reais já declarados, podendo chegar ao valor de R$ 60 milhões.

Na sessão dessa terça-feira (4), Maluf afirmou que o objetivo da CPI “não é tumultuar e nem promover um turbulência no governo, mas um fato como esse precisa ser investigado. Temos até mesmo, a convicção de que o executivo nem sabia do que se passava”.

O caso

O Ministério Público do Estado determinou a instauração de inquérito policial para apurar as denúncias de superfaturamento na aquisição de 705 maquinários feita pelo governo do Estado no ano passado. O relatório preliminar elaborado pela Auditoria Geral do Estado (AGE) já confirmou que houve um sobrepreço em pelo menos 16% das aquisições.

O pedido foi elaborado por meio da 14ª Promotoria Criminal Especializada na Defesa da Administração Pública e Ordem Tributária de Cuiabá e baseia-se no relatório elaborado pela Auditoria Geral do Estado. As investigações já foram iniciadas pela Delegacia Especializada de Administração Pública e Fazendária e servidores da Sinfra e empresários deverão ser ouvidos.

Os dois pregões foram realizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) por meio da Central de Licitações da Secretaria de Estado de Administração (SAD).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet