Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Suplementos de vitaminas podem até fazer mal, demonstram estudos

O negócio de produção e distribuição de suplementos vitamínicos movimentou algo em torno de US$ 20 bilhões somente nos Estados Unidos, no ano passado. Muitas pessoas buscam nesses suplementos mais do que complementar falhas na dieta do dia-a-dia. Acreditam que o consumo das vitaminas pode afastar doenças. Nesta semana, dois artigos científicos trazem notícias pouco alentadoras aos consumidores fiéis dessas pílulas.


Em trabalho publicado na revista "Archives of Internal Medicine", professores do Albert Einstein College de Nova York demonstraram que a suplementação vitamínica não previne doença cardiovascular e câncer em mulheres na fase pós-menopausa. Os dados vieram do registro Womens Health Initiative, que acompanhou 160 mil mulheres desde 1993.

O objetivo era descobrir se existia relação entre o consumo de suplementos vitamínicos e o aparecimento de tumores malignos ou problemas cardiovasculares. Depois de oito anos (em média) de acompanhamento, os números mostraram que não existe associação alguma positiva ou negativa entre vitaminas e câncer ou infartos do coração e acidentes vasculares cerebrais.

Outro trabalho de pesquisa, esse vindo da Holanda e publicado na revista "British Journal of Gynaecology", traz um alerta. O consumo excessivo de vitamina E durante a gravidez aumenta o risco de doença cardíaca congênita. Os pesquisadores compararam os registros dietéticos de 300 mães de bebês que nasceram com problemas cardíacos com o mesmo numero de mães de crianças saudáveis. O consumo de vitamina E era maior no grupo de crianças com problemas. A utilização de suplementação de vitamina E durante a gestação aumentou o risco de uma anormalidade cardíaca no bebê em nove vezes.

Todos esses dados mostram que o uso indiscriminado de suplementos vitamínicos pode não só não ser benéfico como até mesmo trazer problemas sérios. Uma nutrição adequada e balanceada pode fornecer praticamente todos os nutrientes que precisamos, e a suplementação de vitaminas e sais minerais deve ser indicada em casos específicos e por um especialista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet