Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Governo contempla municípios com maior entrega de ambulâncias e veículos a Empaer

O Governo do Estado fez na manhã desta quinta-feira (05) a maior entrega de ambulâncias à Secretaria de Estado de Saúde (SES) e de veículos para a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), na gestão Maggi. Prefeitos e representantes de 60 municípios de Mato Grosso receberam as viaturas entregues em solenidade na Praça Senador Jonas Pinheiro, antiga Praça das Bandeiras no Centro Político Administrativo.


Segundo o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, nesta solenidade foram entregues 60 ambulâncias que representam o fortalecimento da saúde no interior do Estado, “mais uma etapa da interiorização da Saúde Pública no Estado”. O Executivo estadual continuará se esforçando para atender ao longo deste ano os municípios que não foram contemplados com mais uma cota de ambulâncias.

“O Estado tem investido na interiorização da Saúde Pública, procurando fazer com que levemos, equipamentos e ainda infraestrutura física, e atendermos a demanda da sociedade. Sabemos que sempre a demanda é maior que a oferta, mas o Estado tem feito um esforço para amenizar isso e temos conseguido avançar muito nessa interiorização da Saúde no interior”, argumentou Augutinho Moro.

Para a Empaer, os novos veículos, 57 ao todo, reforçarão a assistência rural nos municípios do interior. O presidente da Empresa, Leôncio Pinheiro, lembrou que as viaturas são novas ferramentas de trabalho que vem beneficiar a agricultura familiar e significam o primeiro passo para o desenvolvimento do Programa de Revitalização e Reestruturação da Empaer. “Com isso, ganha o produtor rural e a família rural”, ressaltou o presidente.

O governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, reforçou o discurso de Moro com relação a interiorização da Saúde Pública. Como o secretário de Saúde, ele disse que ao longo de 2009 mais ambulâncias devem ser entregues, principalmente para os municípios mais necessitados. Comentou que o Governo sabe das necessidades de todos os 141 municípios, mas que tem cumprido a obrigação dentro do possível, que o custeio da Saúde leva quase todo o investimento.

Blairo Maggi argumentou inclusive que com as melhorias na Saúde Pública a demanda aumenta e “quanto mais oferecemos, mais melhora a saúde e mais pessoas buscam os serviços do Poder Público”, completou, lembrando que estão trabalhando cada vez mais para que a população não fique nas filas. Tanto ele, quanto o secretário Moro foram enfáticos ao pedir aos gestores municipais, outros representantes do Poder e até a população que observem o uso correto e necessário das novas viaturas.

INVESTIMENTO
As ambulâncias foram adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Saúde na ordem de R$ 5.139.620,00, de indicações parlamentares. Os novos veículos da Empresa de Assistência Rural, com investimentos de R$ 5,2 milhões, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Governo do Estado.

O delegado Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Dieter Metzner, contou que essa parceria Estado e União busca “ajudar na reestruturação e atender a assistência técnica para que assim chegue ao produtor e a agricultura familiar tenha mais qualidade de vida, maior acesso de crédito, e junto ao Estado possamos promover o desenvolvimento de Mato Grosso”, disse. Na reunião dessa quarta-feira (04.02) com o ministro do MDA, Guilherme Cassel, o Governo do Estado priorizou o acesso do cidadão, do produtor rural, aos programas de financiamento e à agricultura familiar.

A solenidade contou ainda com a participação do vice-governador Silval Barbosa, além dos 60 prefeitos e representante dos 60 municípios, presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual José Riva e outros parlamentares do Estado; secretários de Estado e dirigentes de órgãos estaduais e representantes dos dois setores contemplados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet