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Domingo, 28 de julho de 2024

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Natura inova na sua décima edição do Relatório Anual

Nesta edição, consumidores, colaboradores e fornecedores foram envolvidas no processo de elaboração de parte do relatório, que reúne informações financeiras, sociais e ambientais


A Natura lança a décima edição do seu Relatório Anual. Nesta versão, que reporta os resultados de 2009, a empresa evoluiu no processo de relacionamento com seus públicos e abriu também espaço para a elaboração de um Wiki Relatório sobre os temas prioritários da Natura. O Wiki Relatório é um conteúdo desenvolvido de forma colaborativa com os públicos de relacionamento da empresa em ambiente online.

Para tanto, foram realizados seis fóruns virtuais de discussão por meio da rede social Natura Conecta, desenvolvida exclusivamente para a empresa se relacionar com seus stakeholders. Os tópicos discutidos foram os temas prioritários de sustentabilidade: Amazônia, biodiversidade, educação, gases de efeito estufa, impacto dos produtos e qualidade das relações. O texto, resultado dessa discussão, pode ser conferido nas páginas 21 a 25 do relatório.

“Esta iniciativa está alinhada à nossa estratégia de cada vez mais envolvermos nossos públicos de relacionamento na construção do futuro que desejamos. O objetivo foi o de iniciar uma jornada de transformação do Relatório Anual para um documento vivo, que esteja a serviço da comunicação e do diálogo permanente com nossos públicos. Identificamos que muito do que foi discutido está alinhado com o que pensamos", explica Rodolfo Guttilla, diretor de Assuntos Corporativos e Relações Governamentais da Natura.

Os participantes contribuíram tanto por meio desses fóruns de discussão, quanto por um formulário que questionava as expectativas dos representantes dos públicos sobre o tema e as ações da Natura. Para estimular que mais pessoas se engajassem ao processo, foram distribuídos formulários de captura, enviados por e-mail para as pessoas cadastradas no Natura Conecta, com questões sobre a aderência das ações da Natura com os temas prioritários, as oportunidades e as evoluções. Além das discussões ocorridas nos fóruns, foram consideradas para análise as 320 respostas enviadas por colaboradores, consultores e consultoras, consumidores e fornecedores.

Ao mesmo tempo, os participantes foram convidados a identificar oportunidades na relação com a empresa e os compromissos que, em sua visão deveriam ser assumidos pela Comunidade Natura (a empresa e seus públicos de relacionamento). Estas demandas foram disseminadas aos gestores e serão utilizadas no planejamento estratégico em 2010.

O processo de levantamento de informações para o Relatório Anual é apoiado por uma consultoria em comunicação para sustentabilidade e contempla a realização de mais de 70 entrevistas presenciais e por telefone com representantes tanto do público interno quanto do controle, além da atualização de indicadores por diversas áreas da empresa. As informações são validadas pela alta gestão da empresa e passam por auditoria externa.

A empresa utiliza diferentes formatos e canais de comunicação para permitir o acesso mais amplo ao relatório anual por diversos públicos. Além do documento impresso, destinado aos formadores de opinião, editada em português, inglês e espanhol, haverá um jornal para colaboradores em português e espanhol, e uma revista digital para consultoras e consultores, com informações específicas para estes públicos. Uma versão digital, na internet, apresenta o conteúdo completo do relatório (www.natura.net/relatorio).

Diretrizes GRI - O relatório utiliza a versão G3 das diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) no nível de aplicação A+, o mais elevado para o relato de desempenho econômico, social e ambiente. A proposta da GRI é estabelecer um padrão para a divulgação dos dados das empresas, de forma a dar às publicações maior transparência, facilitar a leitura e permitir a comparação de informações entre organizações de diferentes ramos de atividade. As diretrizes mais atuais compõem o conjunto G3, já adotado pela Natura desde 2006.

Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, adotamos a verificação externa dos dados socioambientais por auditores independentes da companhia Det Norske Veritas (DNV), que assegura maior transparência e credibilidade às informações.

Sobre a Natura

A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui cerca de 6,2 mil colaboradores e registrou no ano de 2009, receita bruta de R$ 5,8 bilhões, um crescimento de 19,3% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 683,9 milhões, 32,1% superior ao registrado em 2008. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e França ? onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia, Guatemala, Honduras e El Salvador atua por meio de distribuidores. Sua força de vendas é formada por mais de 1 milhão de consultoras, sendo 875 mil no Brasil e 160 mil no exterior.
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