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Sábado, 27 de julho de 2024

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Carro com 'nariz-bala' fez sucesso nos anos 50

Muitos internautas enviaram perguntas querendo saber mais sobre a história das montadoras de automóveis que ajudaram a escrever a história do automobilismo mundial. Veja abaixo a origem da Studebaker, responsável por fabricar o famoso "nariz-bala" em seus modelo nos anos 50, Kaiser, De Soto, De Tomaso, a consagrada Honda e as nacionais Troller e Gurgel, que na semana passada perdeu o seu fundador, nas respostas a perguntas enviadas pelos internautas.


- Studebaker
A Studebaker Corporation surgiu em 1852 como uma empresa familiar na cidade South Bend, em Indiana nos EUA. Inicialmente era composta pelos cinco irmãos com esse sobrenome: Henry Peter, Jacob, John e Clem. A proposta era fabricar carruagens, carroças e equipamentos agrários. Em 1868 passou a ser Studebaker Brothers Manufacturing Company e alguns anos depois , em 1902, iniciava a produção de automóveis elétricos. Mais tarde, em 1904, os carros já eram equipados com motor a gasolina. O modelo Champion, principalmente a versão de 1939 e depois de 1950, que marcou época pelo "nariz-bala", um curioso elemento aplicado à frente do automóvel. O tal do nariz-bala provocou comentários bem-humorados, mas a marca Studebaker conseguiu em 1950 atingir o número de 268 mil unidades, a maior produção anual de sua história. Em 1964 a produção da empresa era transferida ao Canadá e em 1966 encerrada, permanecendo apenas o carro esporte Avanti nas mãos de terceiros, que mudou muitas vezes até 1991. De lá para cá foi ensaiado o seu ressurgimento, mas nada foi muito além.

- Kaiser
No ano de 1943 o industrial americano Henry Kaiser queria produzir automóveis e a idéia era bem aceita por Joseph Frazer. Em 1945 ambos empresários uniram seus esforços para fundar a Kaiser Frazer Corp nos EUA. Os primeiros modelos foram vendidos em 1946 e levavam os nomes de seus fundadores. Porém, a situação não ia bem já que a empresa era pequena para competir em Detroit, pólo de grandes marcas. Mesmo assim, no ano de 1953 a Kaiser adquiriu a Willys Overland Motors Inc., empresa que fabricava o utilitário Jeep e os automóveis Ace, Aero Willys e Lark. Como a empresa não deslanchava Henry decidiu mudar a sede da empresa para a Argentina, onde teve sucesso e depois de várias mudanças acabou vendida para a Renault em 1975, que constituiu a empresa na Renault Argentina S.A.

Pelo grande esforço do engenheiro mecânico João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que sempre sonhou com o carro genuinamente brasileiro, colocamos nesta seção um pouco da história dessa marca que ficará para sempre na memória de muitos brasileiros.

Gurgel morreu no dia 30 de janeiro deste ano, aos 82 anos. Após estudar nos EUA, Gurgel iniciou uma empresa em 1960 para fornecer artefatos à indústria automobilística no Brasil. Mas não descartou o sonho de fabricar carros e logo um de seus projetos tornou-se popular. Tratava-se do Gurgel JR, um minicarro com motor de apenas 3 cavalos. O projeto deu tão certo que logo foi exportado para os EUA e Alemanha.

Gurgel chegou a ter dez modelos em linha na década de 80
A empresa Gurgel Veículos, fabricante de carros, foi fundada em 1º de setembro de 1969 e seu primeiro modelo foi um bugue com linhas muito modernas para a época. Chamava-se Ipanema e utilizava chassi, motor e suspensão da linha Volkswagen. Gurgel costumeiramente batizava seus carros com nomes brasileiros e homenageava principalmente as tribos de índios. Um de seus últimos projetos teve início em 1986. Era o projeto CENA - carro econômico nacional, que culminou na criação do Gurgel BR-800, o primeiro automóvel inteiramente projetado e fabricado por uma indústria nacional. A fábrica Gurgel produziu mais de 40 mil veículos durante seus 25 anos de existência.

A marca De Tomaso pertence a empresa De Tomaso Modena SpA, uma fábrica de automóveis italiana. A empresa foi fundada pelo argentino Alejandro de Tomaso em Modena em 1959, mas foi liquidada em 2004 depois da morte de seu fundador em 2003. No símbolo da marca estão as cores da bandeira da Argentina.

O criador da marca foi um grande sonhador. Soichiro Honda sempre gostou de motores e máquinas, tanto é que aos 8 anos já teria feito sua própria bicicleta. Quando ainda jovem fundou a Honda Technical Research Institute, o ponto de partida para a futura produção de engenhos mecânicos. Seu primeiro projeto foi um motor simples e leve, que qualquer um poderia comprar e fixar à sua bicicleta. O motor fez tanto sucesso que ele quase não dava conta da produção, pois o seu motor era mais potente do que o da concorrência. Com o passar do tempo se transformou na Honda Motors e em 1963 a marca começou a produção de automóveis. No ano seguinte, Soichiro surpreendeu o mundo novamente ao anunciar a entrada da Honda na Fórmula 1. Este ano, a Honda não vai participar do campeonato de corrida.

Jaque
A Troller era uma empresa nacional. Suas atividades começaram em 1994 com Rogério Farias, que até então fabricava bugues. Antes de ser Troller, a marca era RF – iniciais de seu criador – depois, em 1995 passou a ser Troler – com um l só. Em 1997, quando empresário Mário Araripe adquiriu a empresa e investiu na expansão da fábrica implantando a linha de montagem, a marca ganhou nova identidade e passou a grafia atual: Troller. A fábrica era uma empresa de soluções cujo produto dependia da necessidade do cliente, assim vários modelos podiam ser oferecidos, mas foi com o jipe T4 que ela se expandiu e ganhou notoriedade, dentro e fora do Brasil.

O nome Troller é uma versão portuguesa do termo "troll" em inglês, que representa um gnomo. A empresa utilizou esse nome por criar uma alusão à confiabilidade em terrenos difíceis na figura de um verdadeiro amigo aliado ao encanto que a lenda do gnomo evoca. Em 2007, a marca passou a fazer parte do grupo Ford. Sua sede foi mantida em Horizonte, no Ceará, berço de seu passado.
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