Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Agronegócios

13 anos sem aftosa mostra o esforço do produtor

"Quem faz o controle da febre aftosa é a vacina e quase 100% dos produtores de Mato Grosso tem participado de todas as campanhas. Ele (produtor) compra a vacina e contribuiu com o Fundo Emergencial da Febre Aftosa (FEFA), pois sabe da importância dessa imunização do gado", ressaltou o presidente da Acrimat, Mário Candia. Ele disse ainda que "todo manejo do gado tem um custo alto para o produtor e um grande desgaste para o animal, mas nada disso impede que o pecuarista cumpra com sua obrigação. Estamos 13 anos sem nenhum caso de febre aftosa em Mato Grosso e todos produtores estão de parabéns".


A Associação dos Criadores faz um trabalho intenso junto aos produtores de consientização quanto à importância da vacinação, "caso contrário, o prejuízo é de todos", destacou Candia. Para atender todo Mato Grosso, a Acrimat conta com representantes em oito grandes regiões: Centro Sul, Médio Norte, Noroeste, Nordeste, Norte, Oeste, Sudeste e Arinos.

A febre aftosa é uma doença que compromete seriamente o rebanho bovino, e para evitar uma epidemia nacional o gado precisa ser vacinado. Pelo calendário nacional de vacinação contra a febra aftosa, divulgado pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mato Grosso vai realizar três vacinações em 2009. No mês de fevereiro vacinação de animais com idade de zero a 12 meses; em maio vacinação dos animais com menos de 24 meses, e em novembro vacinação das 26 milhões de cabeças, que correspondem todo rebanho mato-grossense.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet