Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Com novo hospital, número de transplantes deve aumentar 25%

O número de transplantes feitos no estado de São Paulo deve aumentar 25% neste ano, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. As cirurgias vão ser ampliadas principalmente em um novo hospital, inaugurado nesta terça-feira (15) no Jardim Paulista. É o primeiro hospital público especializado em transplantes do país.


O centro de transplantes está instalado nas dependências do antigo Hospital Brigadeiro, que foi reformado e modernizado. Foram investidos R$ 37 milhões em obras e equipamentos. No local, o paciente terá um atendimento especializado. O hospital tem capacidade para 600 cirurgias por ano, bancadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vamos ter um centro de referência em São Paulo, para poder ampliar em 25% o número de transplantes de órgãos e tirar mais rapidamente da fila de espera os pacientes”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. No hospital, serão feitas cirurgias de córneas, rim, pâncreas, fígado e medula óssea.

O hospital conta com uma estrutura moderna e com uma equipe treinada para cuidar das necessidades específicas dos pacientes transplantados. “O paciente, antes de mais nada, tem que se sentir acolhido e compreendido pelo profissional que está atendendo. Ele tem que sentir que o profissional compreende não só a questão física, mas também a questão emocional”, afirma o superintendente do hospital, Otávio Becker.

Faz oito meses que Cláudio espera por um transplante de fígado. “Por mim, eu operava hoje mesmo”, afirma. Ele está internado para fazer um tratamento e ainda não há previsão para a cirurgia. Cerca de 12 mil pessoas estão na fila para receber um órgão, 60% delas esperam um rim.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet