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Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Falta planejamento para desenvolver a Amazônia, dizem especialistas

O Brasil poderia dobrar as áreas de cultivo e triplicar o produto agrícola em poucos anos se recuperar parte das áreas degradadas do cerrado. O cálculo foi apresentado hoje (08) pelo ex-ministro do governo Lula, Roberto Mangabeira Unger, que defendeu a construção de um novo modelo agropecuário para o país, durante o seminário “Amazônia: desafios para um projeto inclusivo e sustentável”, na Fundação Getulio Vargas, no Rio de Janeiro.


“Custaria por volta de R$ 1,5 mil por hectare para recuperar pastagem degradada do cerrado. O problema é que não é tão barato e tão fácil quanto avançar em área virgem e degradar mais. Por isso que nós temos que tomar medidas, inclusive mudanças regulatórias e tributárias que criam um benefício para a recuperação e ponham um custo para a degradação”, disse Unger.

Segundo ele, é preciso ter um novo paradigma para o cerrado, na sua avaliação, o ecossistema mais ameaçado no país.

Unger defendeu a criação de um plano geral de desenvolvimento sustentável da Amazônia como parte de uma política de Estado para o desenvolvimento de todo o país. Segundo ele, esse projeto deve incluir a regularização fundiária e ambiental, um pacto federativo e a unificação física da Amazônia com uma integração multimodal de transportes.


Para o ex-governador do Amazonas, Eduardo Braga, a falta de investimentos em infraestrutura de transportes é um dos “erros seculares” que prejudicaram a Amazônia. Braga alerta que a questão da mobilidade na Amazônia é um dos maiores entraves para o desenvolvimento da região.

“Nós temos aeroportos que com baixos investimentos ficariam aptos para voos regulares. Na questão das hidrovias, o Plano Nacional de Hidrovias não inclui nenhum rio da Amazônia. Nós podemos interligar o Pacífico ao Atlântico pelo eixo do Rio Amazonas desde que transformemos a hidrovia navegável para grandes navios. Podemos interligar a Zona Franca de Manaus com o Pacífico, desde que a hidrovia esteja sinalizada e dragada”, afirmou Eduardo Braga.
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