Olhar Direto

Segunda-feira, 27 de maio de 2024

Notícias | Coluna do Auro Ida

COLUNA DO aURO

Articulista do OD coloca em xeque acusações feitas por ex-prefeito

Articulista do OD coloca em xeque acusações feitas por ex-prefeito
O articulista Auro Ida coloca em xeque as declarações do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) a respeito da acusação feita contra o desembargador Evandro Stábile e o juiz Eduardo Jacob. Para o jornalista, o tucano pode estar usando o fato como cortina de fumaça. Ele lembra ainda de afirmações do “Galinho” que causaram polêmica ao longo da trajetória política do candidato ao governo pelo PSDB.


Pensando com a língua

Considerado a maior liderança polí¬tica do final do século XX de Mato Grosso, o ex-governador Dante de Oliveira, falecido em 2006, dizia sempre, do alto da sua sabedoria polí¬tica, que o maior defeito do ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos, candidato do PSDB ao governo do Estado, era falar demais e, por isso, às vezes, era inconsequente.
"O Wilson se perde pela língua", afirmava. Confiante, quase sempre arrogante, o Galinho, como é chamado, usa a retórica para se autopromover e destruir os seus adversários. Num discurso infeliz, comparou, na Assembléia Legislativa, a família Campos (senador Jaime e o ex-senador Júlio), à música "Mexe-Mexe", da dupla Leonardo e Leandro.

Insinuou que os Campos, hoje seu aliados, eram adeptos a bandalheira como sugere a música. E, de rompante em rompante, Wilson Santos já fez duras críticas ao próprio Dante de Oliveira, recomendando-o, por exemplo, a não subir no seu palanque em 2004, após o ex-governador ter sido derrotado na disputa pelo Senado em 2002.

Sem maior cerimônia, depois da morte do ex-governador, oportunista, o Galinho buscou herdar o espólio político de Dante de Oliveira e, na maior cara de pau, colocou o nome da sua coligação, em 2008, de "Dante de Oliveira" como agora faz com o ex-senador Jonas Pinheiro.

Hoje Wilson Santos deu mais uma "derrapada", ao afirmar que o desembargador Evandro Stábile e o juiz Eduardo Jacob venderam os votos para rejeitar a sua prestação de contas. A sua fala foi para acalmar o DEM, onde alguns membros já defendem a troca da sua candidatura pelo do vice Dilceu Dal'Bosco.

É uma acusação grave e que as provas devem ser apresentadas imediatamente, porque coloca em suspeição os demais candidatos à sucessão estadual e em xeque a própria justiça eleitoral. Desafio, em 24 horas, o ex-prefeito apresentar as provas e não ficar apenas na suposição. Se fizer isso, vou passar a respeitá-lo e começar a acreditar que está deixando de lado a demagogia e se tornando um político sério, sem falsas promessas e sem mentiras como tem sido construída a sua carreira política.

Nesse processo todo, o que me causou estranheza foi a ata fantasma na qual as suas contas, apesar de não ter sido votada, tinham sido aprovadas. O relator do processo, desembargador Rui Ramos, hoje presidente do TRE, explicou, mas não convenceu o caso. Acho que esse fato deve ser investigado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), porque nesse mato tem coelho e bem gordo. Um caso grave como este não pode ser meramente deixado de lado sem buscar saber o que realmente aconteceu, porque, por mais que me esforce, não consigo engolir a história que houve apenas um erro "inocente" de digitação ou falha humana.

Se fosse maldoso como Galinho, poderia sugerir que houve uma "maracutaia" para beneficiá-lo. Mas antes de tudo, é preciso investigar, apurar as responsabilidades para apontar os culpados ou arquivar o caso. Às vezes, chego a me convencer de que o Galinho está aprendendo com o ex-senador Antero Paes de Barros a ter iniciativas maquiavélicas.

Pode, em razão disso, a sua acusação contra Stábile e Jacob ser apenas uma cortina de fumaça para, primeiro, tirar o foco da ata fantasma e, segundo, jogar pressão sobre os membros do TRE. Se Wilson Santos deixou de "pensar com a língua" (falar demais) é sinal de amadurecimento e dor de cabeça para os seus adversários. Mas esse filme já vi várias vezes e até hoje continua repetitivo.

Leia também: Wilson acusa Stábile e Jacob de terem vendido sentença
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet