Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Cultura

Uma desutilidade a base de poesia, teatro, dança e culinária

Conexão Cultura, um espaço cultural que trará nos dias 30 e 31 Manoel de Barros, música, teatro, dança, culinária, ingredientes da apresentação de mais uma versão de Desutilidade Poética, de Maurício Ricardo, juntamente com o músico Raul Fortes para mostrar, de uma forma diferente, as belas letras do poeta mato-grossense nascido no bairro do Porto e que é apontado como um dos grandes escritores vivos do país.


O ator faz um passeio pelas palavras de Manoel de Barros que provoca os mais variados sentimentos, toca cada um a seu modo. A participação do músico e ator Raul Fortes é essencial. Ele desliza suas mãos sobre os instrumentos e objetos de cena, casando a música e a poesia. O objetivo é despertar o público com sensações de prazer e sabor pela poesia, teatro e a culinária. Ao final do espetáculo o público também irá saborear uma deliciosa Maria Isabel.

O cenário apresenta à platéia uma cozinha, onde Maurício, durante a apresentação, entrelaça a poesia de Manoel de Barros, a melodia da música com o aroma de uma culinária deliciosamente cuiabana. "É uma apresentação teatral que pretende ser capaz de libertar o ser e captar a simbologia, com sensações que somente o olhar de Manoel de Barros conseguiria retratar", define o diretor.

Há seis anos Desutilidade Poética é encenada. Teve sua origem no projeto Poesia, Versos e Cordas, do Sesc Arsenal. Desde então, vem se transformando numa arte de entrelaçar o vislumbre e harmonia do ser com a poesia e a música. Em vários locais, como escolas, universidades e espaços culturais obteve grande aceitação do público.

Um trabalho que mostra a versatilidade de Maurício Ricardo, bem conhecido também por seus trabalhos cômicos. Ele é ator e diretor profissional desde 1999 e começou a carreira no Pessoal do Anima, núcleo de teatro Cefet-MT, onde permaneceu por cinco anos. Em seguida, ingressou no Teatro Mosaico e pôde viajar por vários festivais do país. Em 2006 fundou a Cia. Porrada de Teatro, com produções como A Trama, A Pastora de Nuvens da obra de Cecília Meireles e a nova montagem de Desutilidade Poética.

Raul Fortes é outro profissional experiente. É músico-educador e acompanhou como percussionista os grupos Abagaba, Bionne, Boca de Matilde, Camerata do Departamento de Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Coral UFMT, Ebinho Cardoso Trio, Iambú Latim Jazz, Marcela Mangabeira. Cantando, fez parte do Coral UFMT, Candimba, Alma de Gato, Coro do Estado de Mato Grosso e Madrigal de Regentes. Como regente teve sua formação com Carlos Taubaté, Dorit Koling, Gisele Cruz e Patrícia Costa. Atualmente ministra oficinas de capacitação musical para educadores, é integrante do grupo Pedra no Sapato e do grupo Filé com Fritas, coordena os espetáculos do projeto Siminina, além de ser coordenador e regente assistente do grupo vocal Praticutucá.

O poeta - Manoel Wenceslau Leite de Barros demorou um pouco para ganhar destaque na mídia em geral. Mas no meio literário sua fama vem de longe. O poeta foi agraciado, já em 1960, com o Prêmio Orlando Dantas, conferido pela Academia Brasileira de Letras (ABL) ao livro Compêndio Para Uso dos Pássaros.



Em 1969 recebeu o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal pela obra Gramática Expositiva Do Chão e em 1997, o Livro Sobre Nada recebeu o Prêmio Nestlé, de âmbito nacional. Em 1998, recebeu o Prêmio Cecília Meireles (literatura/poesia), concedido pelo Ministério da Cultura.

Nasceu em Cuiabá, no Beco da Marinha, à beira do Rio Cuiabá, em 19 de dezembro de 1916. Mudou-se para Corumbá (MS), onde se fixou de tal forma que chegou a ser considerado corumbaense. Atualmente mora em Campo Grande (MS). É poeta, fazendeiro e advogado.

Serviço:

O que: Espetáculo Desutilidade Poética

Quando: sexta (30) e sábado (31)

Horário: às 20 horas

Onde: Conexão Cultura (rua São Francisco, 62 E, bairro Baú, Cuiabá

Quanto: R$ 10,00.

Informações:               (65) 9973-3562       ,               (65) 81211439       .               (65) 8413-1740        ou conexaocultura@gmail.com.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet