Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

infecção

Tratamento da Aids deve começar mais cedo, diz OMS

Para diminuir o número de mortes causadas pela Aids, que já tirou a vida de 25 milhões de pessoas nos últimos 30 anos, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomendou que o tratamento ...

Para diminuir o número de mortes causadas pela Aids, que já tirou a vida de 25 milhões de pessoas nos últimos 30 anos, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomendou que o tratamento das pessoas infectadas comece mais cedo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19) durante a Conferência Internacional da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre a Aids, que ocorre em Viena, Áustria, até a próxima sexta-feira (23).


A proposta da OMS é que os portadores do HIV, vírus que causa a doença, comecem a tomar os remédios quando estiverem com um nível mais baixo de infecção, apesar dos custos que isso implica.

Antes, a OMS recomendava o tratamento quando a contagem de células CD4, que define o nível imunológico, tivesse chegado a 200 -- o índice normal é de 1.000 a 1.500. Agora, no entanto, a entidade propõe que o tratamento antirretroviral comece quando os pacientes apresentarem um nível de CD4 de 350 células por mm3.

Os medicamentos antirretrovirais impedem a multiplicação do HIV e diminuem a quantidade do vírus no organismo. Com isso, a defesa do corpo melhora e o portador corre menos risco de desenvolver outras doenças.

O problema da medida da OMS, no entanto, são os custos que ela pode representar. De acordo com o Unaids (Programa da ONU de combate à Aids), a cada três pessoas que vivem com a Aids no mundo, pelo menos uma delas não tem acesso ao coquetel anti-HIV. Isso representa 11 milhões de pessoas (do universo de 33,4 milhões de infectados) que já vivem sem o tratamento.

Os números da OMS são diferentes. Segundo a entidade, também ligada a ONU, cerca de 5,2 milhões de soropositivos recebiam tratamento contra o HIV até o final de 2009, para cerca de 10 milhões que precisavam.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet