Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Várzea Grande melhora índices na saúde

A Secretaria de Saúde do Município de Várzea Grande em parceria com a Secretaria de Promoção e Assistência Social tem muito que comemorar. Isto porque os índices do Sistema de Vigilância e Acompanhamento Nutricional (Sisvan) que era de 36%, deu um salto para 52,49% das famílias que recebem o beneficio do Bolsa Família, no total, 6.481 mil famílias passaram pelos Postos de Saúde da Família (PSFs).


“Há alguns anos que a Secretarias de Assistência Social e Saúde vem buscando essa parceria na execução das ações relacionadas ao Programa Bolsa Família, com o Seminário que foi realizado , percebemos o efeito e que isso causou na forma de atendimento e no envio das informações, todos e, principalmente os profissionais que estão nos PSFs estão de parabéns”, disse a Secretária de Assistência Social Miriam Hazama. Duas vezes por ano, as famílias que recebem o beneficio devem cumprir esta condicionalidade.

As Condicionalidades são os compromissos assumidos pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família e pelo poder público para ampliar o exercício a direitos sociais básicos. Por um lado, as famílias devem assumir e cumprir esses compromissos para continuar recebendo o benefício. Por outro, essas exigências responsabilizam o poder público pela oferta dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.

Na área de saúde, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 7 anos. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou nutrizes (lactantes), devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet