Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Economia

Revenda de carros usados e semi-novos cai 55% em MT

A crise financeira mundial atingiu de cheio o setor de revenda de carros usados e semi-novos. Houve uma queda de 55% nas vendas de veículos em Mato Grosso, o que representa uma perda de cerca de R$ 57 milhões. Além disso, os preços sofreram redução de até 30%.


Preocupados com a crise instalada no setor, o presidente da Associação de Revendedores de Veículos de Mato Grosso, Agência Auto, Isnel Leite de Almeida, e diretores da entidade, estiveram reunidos nesta tarde com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e o deputado federal, Dagoberto Nogueira Filho (PDT-MS).

A reunião já surtiu efeito. O ministro conseguiu a liberação de R$ 70 milhões para os associados que deverá ser liberado já na próxima semana. Além disso, os lojistas cobraram linha de crédito junto às financiadoras e bancos, redução na alíquota para a comercialização de automóveis e uma intervenção do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, para que ambos realizarem o financiamento de carros usados e semi-novos com taxas de juros mais baratos e com os mesmos prazos dado pelas financiadoras.

De acordo com Almeida, a situação é crítica e pode ocorrer uma demissão em massa, por isso o pedido de socorro ao ministro do Trabalho. Atualmente o setor emprega mais de 18 mil funcionários. “Se não houver uma intervenção do governo Federal haverá uma quebradeira geral do setor”, declarou em entrevista ao Olhar Direto.

Para Almeida, a crise ocorreu pela falta de crédito pelas principais financeiras do país, além das facilidades para comprar um carro novo. Segundo ele, o governo Federal ajudou as montadores e concessionárias e garantiu a redução de IPI, enquanto para o setor de usados e semi-novos ficou abandonado. Na segunda-feira (26), Almeida se reúne com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e com o presidente do Banco do Brasil, Antônio Francisco de Lima Neto, para tentar melhorias na linha de financiamento.

O ministro do Trabalho também irá negociar junto com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a redução da taxa de juros e liberar mais créditos para o setor.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet