Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Economia

Banco africano reduz crescimento do continente para 4,5% em 2009

O presidente do BAD (Banco Africano de Desenvolvimento), Donald Kaberuka, afirmou que o crescimento econômico do continente cairá para 4,5% em 2009, por causa da crise mundial.


"A taxa de crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] africano corre o risco de cair de 6,5% para 4,5% este ano", disse o responsável do BAD em um encontro em Túnis com os embaixadores dos países-membros da instituição.

Kaberuka destacou que as perspectivas são "sombrias", e há o risco de "ver hipotecadas" as aquisições africanas dos anos anteriores, e explicou que sua instituição criou um grupo de acompanhamento financeiro para identificar os riscos em cada país.

Em sua opinião, o grupo de países que realizaram reformas econômicas estruturais nos últimos anos estará em "melhor posição perante o golpe" da crise, cuja "rápida evolução" não permite, por enquanto, medir com exatidão seus efeitos.

O presidente do BAD pediu uma "resposta mundial coordenada" e alertou para o risco do aumento da "pobreza latente" no continente, com o perigo de que a África não possa cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU fixados para 2015.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet