Olhar Direto

Quarta-feira, 02 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

Setecs abre mais vagas para qualificação

Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), deve ofertar, até o fim do ano, 10 mil vagas para qualificação profissional dos trabalhadores de Mato Grosso. O investimento deve atingir mais de cinco milhões de reais e deve abranger diversas áreas profissionais, inclusive setores com grande demanda de mão-de-obra qualificada, como o caso do setor da construção pesada.


O Secretário de Estado, Jean Estevan, falou sobre estas ações do Governo do Estado.

Secretário, qual o número total de vagas que serão ofertadas pelo Governo do Estado até o fiml do ano?

Serão ofertadas 10.200 vagas de cursos para qualificação profissional, alguns em parceria com entidades, como o Serviço Nacional do Comércio (Senac) e outros pagos integralmente pelo Governo do Estado, inclusive com o custeio do vale transporte aos alunos.

Os cursos são desenvolvidos em todos os municípios do Estado?

Este ano os cursos terão, pela primeira vez, abrangência nos 141 municípios de Mato Grosso. Temos vários projetos desenvolvidos com este intuito, como o Qualifica Mato Grosso, voltado para o interior do Estado, o Qualicopa - que abrange a Capital do Estado e o Vale do Rio Cuiabá, o PNQ, desenvolvido em parceria com o Governo Federal e ainda em fase de negociação, o projeto Colher na Massa, voltado para a construção civil, entre outros.

Quais as áreas que serão ofertadas estes cursos?

Em várias áreas, principalmente naquelas carentes de mão-de-obra qualificada. Hoje atendemos os setores do Comércio, Indústria, Agricultura, Pecuária, Construção Civil, Construção Pesada e Prestação de Serviços em geral.

Na próxima semana serão abertos novos cursos de qualificação, quais áreas serão contempladas?

Na próxima terça-feira (03.08) serão abertos novos cursos de qualificação do Programa Social de Gratuidade do SENAC, desenvolvidos em parceria com a SETECS. São capacitações para Almoxarife, Atendente de Nutrição, Padeiro/Confeiteiro, Serviços de Jardinagem, Serviços de Pintura em Ambientes Internos e Externos, Maqueiro, Desenhista de Moda, Depilador, Manicure e Pedicure, Cuidador de Idoso, Atendente de lanchonete e Bartender.

Como vocês fazem a escolha dos cursos que serão oferecidos?

Realizamos uma pesquisa de mercado que verificou o perfil econômico de cada município, determinando as áreas em que, posterior à qualificação, os trabalhadores teriam facilidade de acesso a um posto de trabalho. Os resultados dessa pesquisa são cruzados com as reivindicações dos conselhos municipais do trabalho, bem como aquelas efetuadas pelo poder público municipal e outras entidades. Por exemplo, Mato Grosso está sendo chamado nacionalmente de Canteiro de Obras, seja pelo bom momento da economia do Estado, seja pela construção das obras da Copa de 2014. Assim, a demanda da construção civil e da construção pesada é crescente, em contrapartida, há escassez de trabalhadores qualificados. Por isso, nas vagas do Projeto Qualicopa foram inseridos cursos de Operadores de Escavadeiras, Motoniveladores e Empilhadeiras. Estas qualificações em especial, além do custo elevado, requerem estrutura adequada e maquinário para treinamento, mas a necessidade de investimento é latente e imediata.

Secretário qual o diferencial dos cursos oferecidos pela Setecs?

Existem várias. Os cursos oferecidos pela Setecs possuem uma proposta pedagógica que regulamentam nossas ações, além disso, as cargas horárias das capacitações possuem, em média, 200 horas/aulas e abrangem teoria e prática. Temos ainda, como já disse, ações orientadas por pesquisa de mercado e a emissão de diplomas e certificados registrados de acordo com a legislação educacional. Outro diferencial é o custeio do vale transporte para os alunos dos cursos executados integralmente pelo Governo do Estado na Capital, em Várzea Grande e Rondonópolis. Este benefício é concedido apenas nestes municípios em razão das grandes distâncias percorridas e do uso de transporte coletivo por parte dos alunos.

Sabemos que há uma demanda de inscritos muito maior que o número de vagas. Como é feita a seleção dos participantes?

Obedecemos algumas prioridades de acesso: pessoas desempregadas, de baixa renda familiar, mulheres chefes de família, jovens em busca do primeiro emprego, pessoas com deficiência, índios e afrodescendentes e pessoas com baixa escolaridade, para as áreas que não exigem conhecimentos específicos.

Com tantas ações, qual o principal objetivo do Governo do Estado?

Trabalhamos com vistas na geração de emprego e renda e no fortalecimento da economia do Estado. Quando oferecemos cursos de qualificação, atendemos as demandas do setor produtivo e ao mesmo tempo, garantimos a melhoria da qualidade de vida da população Matogrossense, responsabilidade esta, de todos nós.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet