Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

PESQUISA

Maggi mantém liderança ao Senado com 53%; Antero é 2º

Com 53,1% das intenções de voto, o ex-governador Blairo Maggi (PR) lidera a pesquisa ao Senado encomendada ao Instituto Intelligence Pesquisas e Marketing pela Coligação Mato Grosso Melhor Pra Você, do empresário Mauro Mendes (PSB). O levantamento realizado em Cuiabá entre os dias 19 e 21 de julho revela ainda que, se as eleições fossem hoje, Antero Paes de Barros (PSDB), conquistaria uma das duas vagas do Senado. O tucano foi citado por 17,8% dos 800 entrevistados, perdendo apenas para Maggi.


Já o ex-procurador da República e candidato a senatória pelo PDT, Pedro Taques, aparece tecnicamente empatado com o deputado federal Carlos Abicalil, que concorre a cadeira pelo PT na mesma chapa que Blairo, já que a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos. Ambos foram lembrados por 6,8% e 6,5%, respectivamente. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT) sob número 23.335/2010 e junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo registro 20.600/2010.

O candidato do Psol, Procurador Mauro Lara, é preferido por 2% do eleitorado cuiabano, enquanto Naildo Lopes (PV) e o democrata Jorge Yanai figuram na “lanterna”, com 0,5% e 0,4% das intenções. Os indecisos somam 9,5%. Caso a eleição fosse hoje, 2,6% anulariam o voto ou votariam em branco e 0,9% não quiseram responder.

Numa simulação sobre a segunda opção ao cargo, Antero fica na primeira colocação. Ele detém 18,3%, seguido de Abicalil (17,4%) e Taques, 14,9%. Nesse cenário, Maggi é lembrado por 13,6% entrevistados. Mauro do Psol foi mencionado pelo 5,5%, e Yanai e Naildo, por 2% e 1%, respectivamente.

Na pesquisa espontânea, quando não são dadas as opções ao entrevistado, Maggi continua na liderança com 24 pontos percentuais, o correspondente a 15,5% a mais que o segundo colocado, Antero Paes. No quadro em que 53,3% disseram que ainda não decidiram em quem votar, Abicalil, Taques e Procurador Mauro ficam tecnicamente empatados. Os demais não pontuaram. Apenas 1,9% pretendem anular o voto ou votar em branco e 4,9% não responderam.

Rejeição

Antero, candidato pela Coligação Jonas Pinheiro, do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), é o nome mais rejeitado pelos cuiabanos, conforme aponta a amostragem espontânea. Diante da seguinte pergunta: “Se as eleições fossem hoje em quem você não votaria para senador?”.

Dos entrevistados, 8,6% mencionaram o nome do tucano. Abicalil e Maggi aparecem empatados tecnicamente, com 5,8% de rejeição. De acordo com o levantamento, 2,6% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no Procurador Mauro. O candidato com menor índice de rejeição é o empresário Jorge Yanai (DEM), que hoje ocupa cadeira no Senado em substituição ao licenciado Gilberto Goellner, também do DEM. Estão indecisos 61,5%.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet