Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Na CBN Taques diz que vai trabalhar pela reforma tributária e política

A Rádio CBN Cuiabá entrevistou na manhã desta segunda-feira (09.08) o candidato a senador Pedro Taques (PDT). Durante uma hora o apresentador Clóvis Roberto e o analista político e professor Alfredo Mota Menezes sabatinaram o ex-procurador sobre suas propostas ao cargo parlamentar no Senado Federal.


Pedro Taques defendeu a necessidade urgente de reformas na legislação brasileira. Entre elas, a Reforma Tributária é vista pelo candidato como essencial para que os repasses aos estados e municípios sejam mais justos. Taques lembrou que a atual legislação tributária é guiada pelo federalismo fiscal elaborado em 1969, durante o regime militar, e não condiz mais com as mudanças estruturais e sociais ocorridas no Brasil em mais de 40 anos.

Taques considerou o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Fundo de Participação dos Estados (FPE) como insuficientes para que as políticas públicas desenvolvidas nessas esferas sejam eficientes. “Precisamos mudar a lógica e fazer com que os estados e municípios arrecadem mais”. Para isso, o candidato disse que é preciso mexer na causa e fazer de fato uma Reforma Tributária moderna que atenda as demandas financeiras de estados e municípios. O candidato a senador fez um comparativo com os repasses na Alemanha aonde de 100% da arrecadação 50% vai para os municípios, enquanto que no Brasil apenas 14% são repassados.

Outra urgência, segundo o ex-procurador da República, é a Reforma Política. “Esta é a mãe de todas as reformas”, classificou. De acordo com o candidato nesse quesito três pontos principais devem ser mudados: aprovação do financiamento público de campanha, do voto distrital e o fim da imunidade parlamentar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet