Olhar Direto

Quarta-feira, 02 de outubro de 2024

Notícias | Cidades

força tarefa

Governo envia helicóptero e alimentos para desabrigados

O secretário-chefe da Casa Civil, Éder Moraes, anunciou durante coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (12) que o governo do Estado montou uma ‘força tarefa’ na tentativa de conter o fogo que se alastra pela cidade de Marcelândia (710 km de Cuiabá). Conforme dados da Defesa Civil 70 casas foram queimadas, total ou parcial, 80% das madeireiras queimaram e cerca de 100 famílias estão desabrigadas.


Segundo Éder o governador Silval Barbosa (PMDB), que visitou a cidade nesta quarta para avaliar pessoalmente os danos, determinou o envio de dois aviões de combate ao fogo, um avião de reconhecimento, um helicóptero, dois mil litros de água e 2.600 quilos de alimentos. O secretário disse que as causas do incêndio estão sendo investigadas. “Uns falam que começou em uma fazenda e outros no lixão da cidade, mas as causas estão sendo investigadas”.

Questionado se o Estado poderia ter evitado e se há efetivo suficiente para prevenção das queimadas no Estado, o secretário explicou que é muito relativo, pois a problemática das queimadas envolve o fator climático e conscientização da população. “Falar sobre efetivo e o que poderia ter evitado é relativo. Temos países de primeiro mundo como o Estados Unidos que tem passado pelos mesmo problemas. Esse prejuízo não é político é humano”.

O incêndio atingiu o setor industrial de Marcelândia e passadas 24 horas após as labaredas consumirem 16 serrarias, mais de 100 casas, animais, veículos e máquinas a cidade está coberta de fumaça. De acordo com o major Pereira da Devesa Civil além dos alimentos e da água potável roupas e agasalhos também estão sendo enviados ao muncípio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet