Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Yanai é favorável à PEC 300 e à PEC 308

O senador Jorge Yanai afirmou, à imprensa, ser favorável à PEC 300, que prevê a criação de um piso salarial nacional para policiais civis e militares e bombeiros Militares, porém acha que a manifestação das categorias ligadas à segurança pública – que invadiram a Câmara dos Deputados nesta terça-feira (17) – não foi a mais adequada, pois resultou no adiamento das votações que seriam realizadas no esforço concentrado desta semana.


O senador também se mostra a favor da PEC 308, que cria, no âmbito federal e estadual, a polícia penal destinada a assumir os encargos de guarda, escolta e recaptura de presos condenados ou custodiados pela justiça: “a proposta é válida, pois confere maior autonomia aos agentes penitenciários para atuarem, entre outras situações, na escolta de presos para audiências na Justiça ou internação em hospitais. Além disso, também libera os policiais civis e militares para que possam atuar em suas verdadeiras funções, de proteção à sociedade. É preciso, no entanto, que a pressão pela aprovação seja mais racional, do contrário ‘o tiro sairá pela culatra’”.

Senador Yanai reivindica investimentos no transporte aquaviário
Fonte: Da Redação/Agência Senado
Os rios são as mais baratas, naturais e eficientes vias para escoamento da produção agrícola do interior e não há meio de transportar cargas pesadas que seja menos custoso e com menor impacto ambiental, ressaltou em Plenário, nessa quarta-feira (18), o senador Jorge Yanai.

Apesar de oferecer padrões “incomparáveis” de sustentabilidade ambiental e operacional, acrescentou, o transporte de cargas em rios ainda se encontra abaixo do esperado no país. Yanai prometeu lutar para ampliar esse modal de transporte, citando principalmente a hidrovia Teles Pires-Tapajós “peça fundamental no escoamento a baixos custos da produção agropecuária do Estado do Mato Grosso”.

O parlamentar lembrou que, em maio deste ano, o presidente Lula sancionou uma Lei que inclui no sistema hidroviário nacional as hidrovias dos rios Teles Pires e Juruena, além de redefinir e ampliar os limites de navegação do rio Tapajós.

A medida abre uma porta para a luta do povo mato-grossense pela infra-estrutura necessária para a grande navegação e o transporte de cargas por essas vias fluviais, adjacentes a áreas de grande produção agrícola.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet