Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Daltinho defende que Silval anuncie Superintendência do Araguaia

Em setembro do ano passado (2009), o deputado peemedebista Adalto de Freitas Filho (Daltinho-PMDB), empresário de visão desenvolvimentista, levantou a necessidade da criação da Superintendência do Araguaia, na Assembléia Legislativa, e levou a idéia ao governo. E entende que o momento é oportuno para Silval Barbosa anunciar a criação da superintendência, na reunião do governador com os prefeitos do Araguaia, marcada para a próxima segunda-feira (23/8) na AMNA (Associação Municípios do Norte do Araguaia).


Daltinho analisa que a implantação da superintendência vai descentralizar as ações administrativas, permitindo maior foco das iniciativas governamentais na região. “Isso propiciará a integração ainda maior do Araguaia no contexto desenvolvimentista do Estado, e impulsionará o desenvolvimento da região, que possui grande potencial. Um organismo governamental com foco numa vasta região do Estado, detentora de muitas riquezas, fortalecerá o desenvolvimento e o PIB estadual, além de permitir a contrapartida de mais recursos para o Araguaia", analisa o deputado.

O deputado avalia que a superintendência atuaria contribuindo na formulação de políticas para o macro-desenvolvimento do Araguaia, e também para recepcionar os empresários, receber os seus projetos, acompanhar as suas análises, junto aos órgãos municipais e estaduais, procurando agilizar a implantação dos empreendimentos que trarão crescimento econômico para a região.

Em conseqüência das longas distâncias e isolamento que viveu o Araguaia, é necessário integrar a região, pois além do aspecto desenvolvimentista, faz-se necessário fortalecer laços culturais e sociais. “O horário da região do Araguaia segue o de Brasília e não o de Mato Grosso, os habitantes quando precisam sair para outros centros e complementar seus estudos, ou fazer cursos de especialização, vão para Goiânia. Quando necessitam de tratamentos especializados para a saúde, é a mesma coisa”, lembrou Daltinho. “Durante muito tempo a sensação do povo da região é que o Araguaia era uma espécie de apêndice do Estado de Goiás”, relatou o deputado. “A integração econômica auxiliará para que Mato Grosso seja um estado uno”, avalia Daltinho.

Daltinho ressaltou que grandes obras estão em fase de construção no Araguaia. Citou o caso específico das Brs-158, que será concluída em breve, a BR-242, em fase de construção e conclusão prevista para 2.011, a hidrovia Araguaia-Tocantins e Ferrovia Centro-Oeste, com funcionamento esperado para 2.012 e 2.014, respectivamente. "Com a criação da Superintendência do Araguaia o governo terá um controle maior do fluxo desenvolvimentista e terá uma participação maior com ações que contribuam para acelerar o processo de crescimento", destacou o deputado. "Um exemplo da necessidade de ações governamentais mais rápidas é a aceleração das liçencas ambientais, que acabam inviabilizando muitos empreendimentos. Pela excessiva burocracia e demora, muitos empreendedores desistem e direcionam seus investimentos para outras regiões do país", exemplificou Daltinho. "Esse é apenas um dos aspectos que a Superintendência de Desenvolvimento do Araguaia tratará", para exemplificar sua importância", finalizou o deputado Daltinho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet