Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Austrália anuncia medidas para proteção da Grande Barreira de Corais

A Austrália anunciou que adotará mais medidas para proteger a Grande Barreira de Corais, considerada patrimônio da humanidade, dos efeitos nocivos da atividade agrícola.


Anna Bligh, governadora do estado de Queensland, no nordeste da Austrália, local onde ficam os corais, disse que a partir de junho próximo haverá regulação da pastagem, do emprego de produtos químicos e do uso de água. 

"Uma redução de 80% do nitrogênio de fertilizantes usados melhoraria a condição da Grande Barreira de Corais, 65 ou 70 anos antes de que seu desaparecimento catastrófico se transforme em algo normal", indicou Blight.

Os especialistas preveem que o desaparecimento dos corais se inicie a partir de 2030, em um processo ligado à simbiose que ele mantêm com algumas algas que aderem na sua superfície. Com a mudança climática, o mar se aquece e as algas desaparecem, levando junto os corais.

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) comemorou a ação governamental, que classificou como 'tardia', e encorajou os agricultores a cumprir as novas regras.

No início de janeiro, um estudo do Instituto Australiano de Ciências Marinhas alertou que o crescimento da barreira diminuiu em 14% nos últimos 19 anos. Segundo o relatório, a queda sem precedentes do crescimento dos corais na barreira se deve ao aquecimento de água dos mares e ao aumento da acidez, devido à alta de dióxido de carbono na atmosfera.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet