Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Cidades

CIDADANIA

Pastoral Nacional da Mulher Marginalizada realiza capacitação

A Pastoral da Mulher Marginalizada (PMM) realizará nos dias 24 e 25 de agosto o curso de Atualização e Capacitação “Iluminando Vidas”, destinado aos técnicos, lideranças e parceiros envolvidos no Projeto Girassol. O projeto é coordenado pela PMM e trabalha com a prevenção, controle e garantia de direitos de ações contra a prostituição.


A realização será no auditório do Hotel Serras, localizado na Avenida Médici, número 3.656, em Rondonópolis. Segundo a coordenadora da Pastoral local, e assistente da coordenação do Projeto Girassol no município, Maria Roseli Rodrigues Pinheiro Cândido, a PMM busca ser presença solidária junto à mulher, adolescente, jovem ou adulta em situação ou em risco de prostituição.

“A PMM é uma pastoral social com atuação nacional e ligada ao Setor de Pastoral Social da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e entre as diversas formas de atuação temos cursos, palestras de capacitação que agregam na luta diária dos agentes envolvidos”, relata.

Durante os dois haverá palestras com temas como “O lugar da Mulher na Sociedade”, “Mulher, Identidade e Estima”, além de oficinas e também a apresentação de uma ampla pesquisa sobre prostituição com o nome “Perfil da Prostituição no Estado de MT”, que é um dos principais focos da atuação da PMM.

Os preletores serão a Drª Maria Augusta Nogueira Dib doutora em filosofia e vice-presidente nacional da Pastoral da Mulher Marginalizada, e também pelo professor da Universidade Federal do Mato Grosso, Dr. em Psicologia Alcindo Rosa.

“Esse evento é um marco, pois as palestras virão como o primeiro acontecimento desse projeto, além disso teremos as presenças de convidados de renome e que tem expressiva participação dentro desse contexto”, afirma Maria Roseli.

A coordenadora conta ainda que o conhecimento deve proporcionar aos diversos grupos que compõe a sociedade, um jeito de ser, cujo o principal objetivo seja dar sentido às várias relações humanas.“As mulheres devem ter informações sobre seus direitos, mas devem ser cientes também, que não se dede tirar os direitos dos outros”, diz Roseli.

A PMM trabalha basicamente com quatro eixos Prostituição - a situação de vulnerabilidade social em que as mulheres em situação de prostituição ou em risco estão inseridas; Enfrentamento ao abuso e a exploração sexual e/ou comercial de crianças e adolescentes; Trafico de Seres Humanos, especialmente crianças e adolescentes; e organização e Gestão. As informações são da assessoria.

Programação:

24 de agosto

18h Acolhida
18h30 Abertura e formação da mesa
19h30 Apresentação PMM local
19h50 Apresentação da PMM Nacional
20h20 Palestra: “O lugar da Mulher na Sociedade”
21h30 Confraternização

25 de agosto

8h Credenciamento
8h15 Dinâmica
8h30 Oficina: “Mulher, Identidade e Estima”
10h Intervalo
10h20 Perguntas e Respostas
12h Almoço
13h Contextualização DST, HIV
13h40 Testemunho
14h Reflexão acerca do Aconselhamento em DST, HIV
15h Lanche
15h20 Continuação
16h20 Apresentação da Pesquisa: “Perfil da Prostituição no Estado de MT”
17h Avaliação do Encontro
17h30 Encerramento
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet