Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Obama promete criar 450 mil empregos e economizar US$ 2 bi com política energética

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou nesta segunda-feira decretos que limitam o consumo de combustível e as emissões de gases do efeito estufa pelos automóveis. O democrata afirmou em coletiva que as medidas criarão 450 mil empregos na área energética e que economizarão U$ 2 bilhões aos americanos.


"[A medida] colocará 450 mil americanos para trabalhar com investimentos em energia limpa, permitirá dobrar a energia alternativa em três anos e criará uma economia de US$ 2 bilhões por fazer os prédios federais mais eficientes no consumo", disse Obama, em coletiva na qual não poupou críticas ao legado de seu antecessor, George W. Bush. 

"O tempo Washington se arrastar acabou", disse Obama. "Quero deixar claro que fizemos nossa escolha, não seremos mais reféns de regimes hostis e de um planeta em aquecimento. É hora de escolher um futuro que é mais seguro para o país e para o planeta."
Obama afirmou ainda que, com a aprovação do Congresso, vai aumentar os padrões de eficiência do consumo de combustível dos veículos das atuais 27,5 milhas por galão para 35 milhas por galão. "Isso pode representar uma economia de dois milhões de barris de petróleo por dia, quase todo o petróleo que importamos do Golfo Pérsico", disse Obama, acrescentando que as indústrias terão até 2011 para se adequar ao novo padrão.

A administração Bush tentou encerrar o ano de 2008 com os novos padrões de regulamentação da eficiência, mas desistiu diante da crise financeira e de seus graves efeitos na indústria automobilística.

Na entrevista coletiva, Obama ressaltou diversas vezes que as medidas não visam prejudicar a já enfraquecida indústria automobilística e sim permitir que elas de adaptem às necessidades do futuro e que sejam competitivas.

"Queremos quebrar o ciclo de dependência de energia e garantir que nossa indústria automobilística seja competitiva. [...] Nosso objetivo não é ser um fardo sobre a indústria que sofre com a crise, mas ajudá-la a ser competitiva, produzir os carros de amanhã e galvanizar a empresa para os anos que estão por vir", afirmou o democrata, que assumiu a Casa Branca na terça-feira passada (20), com promessas de investir no ambiente e no combate ao aquecimento global.

Emissão de gases
Oma afirmou ainda que os novos decretos assinados por ele permitem reduzir os limites para emissões de gases que causam o efeito estufa por veículos, pick-up e caminhões.

Ele ordenou novas diretrizes à Agência de Proteção Ambiental para que mude uma resolução de 2007 feita no governo Bush que impede os Estados de determinar os próprios índices de tolerância de emissão de gases.

A mudança atende a um pedido do governo californiano para a revisão da lei. O governo de Arnold Schwarzenegger tem como prioridade os temas ambientais e quer reduzir em 30% a emissão de gases poluentes dos veículos, até 2016.

"Califórnia mostrou coragem em seu propósito e 12 Estados seguiram seu exemplo. O governo não incentivou e ficou no seu caminho. [...] Meu governo não negará fatos, será guiado por eles", disse Obama, em clara crítica a Bush.

O presidente afirmou ainda que não tem ilusões sobre o desafio de investir em energia limpa e encerrar a dependência de combustível estrangeiro em um dos maiores consumidores mundiais de petróleo. "Mas nós temos os recursos para mudar, temos cientistas, empresas e trabalhadores com capacidade de mudar", disse Obama, acrescentando que as medidas visam o "bem da economia, nossa segurança e a de nosso planeta".

"Devemos ter a coragem de mudar", completou Obama, pedindo uma coalizão global para fazer frente ao desafio de combater a mudança climática. "Faremos com que a China e a Índia façam sua parte, como faremos a nossa".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet