Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Professor doutor em Geologia Ambiental elabora projeto de reciclagem para Cuiabá

O professor doutor em Geologia Ambiental pela Universidade Federal do Paraná e primeiro colocado no ranking dos pesquisadores brasileiros pela CNPQ, Roberto Naime, se encontra em Cuiabá para desenvolver um projeto de reciclagem municipal voltado para cooperativas de catadores de lixo.


O pesquisador que colaborou na confecção do projeto de construção do Centro de Reciclagem de Cuiabá em parceria com secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Eduardo Figueiredo Abreu, para atender a Cooperativa Coopemar, agora desenvolve proposta para a Coopercicle. “O primeiro projeto foi bem recebido e está no trâmite para receber recursos do BNDS através do Banco do Brasil. Agora estudamos outro trabalho para beneficiar mais uma cooperativa”, garante.

A vinda de Roberto Naime também está sendo aproveitada para a elaboração de um workshop sobre gestão de resíduos de postos de gasolina. “O professor é uma referência em ações ambientais de recuperação e transformação. Ele traz as experiências bem sucedidas no sul do país e temos muita honra em recebê-lo e em contar com sua ajuda”, afirma o secretário-adjunto.

Atualmente o aterro sanitário recebe 430 mil. A cooperativa de catadores Coopemar, que trabalha no aterro, consegue aproveitar apenas 4% de material, mas 70% de todo o lixo é reciclável. Com a separação adequada, mais plásticos, papelões, vidros e latas serão reciclados, mais emprego e renda serão gerados e menos lixo será aterrado.

A Secretaria de Meio Ambiente vem trabalhando para instalar a coleta seletiva em Cuiabá. 130 catadores receberam em 2008 cursos de capacitação em agente ambiental e estão recolhendo material reciclável em bairros da região do Coxipó. Para 2009, a Smades aguarda o início da construção do Centro de Reciclagem que beneficiará os cooperados da Coopemar e espera desenvolver o projeto para atender outra cooperativa, a Coopercicle.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet