Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Zona leste de São Paulo concentra parques menos conservados, diz relatório

Quatro dos cinco parques --administrados pela prefeitura de São Paulo e o governo do Estado-- que apresentaram mais problemas em relação à conservação estão localizados na zona leste da cidade, de acordo com levantamento feito pela Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva) em 41 parques entre outubro e dezembro de 2008 (veja relação abaixo).


O levantamento foi apresentado na semana passada à Secretaria do Verde e Meio Ambiente, pasta municipal responsável pela gerência dos parques, mas o órgão ainda não se pronunciou sobre o assunto.

O sindicato avaliou a conservação dos parques com base em oito critérios, como quadras, pistas de cooper, acessibilidade e sanitários. O parque mais mal avaliado é o Raposo Tavares (zona oeste), construído sobre um aterro sanitário em 1981, que apresentou bebedouros entupidos, traves enferrujadas e calçadas com lixo espalhado.

A zona leste concentra 4 dos 5 parques mais mal avaliados (Chico Mendes, Chácara das Flores, Santa Amélia e Raul Seixas). A zona sul tem 3 dos 5 melhor avaliados.

O parque Burle Marx (zona sul) ficou em primeiro lugar no ranking geral. Fundado em 1995, o parque foi avaliado como horto e que recebe 17.600 visitantes por mês, segundo estimativa da prefeitura. O local recebeu nota 9,5, numa escala de 0 a 10.

Ibirapuera
Entre os parques considerados de multiuso (que possuem, por exemplo, quadras e bosques), o do Ibirapuera (zona sul) foi o melhor avaliado.

Inaugurado em 1954, o parque, que tem a maior frequência média mensal da cidade (600 mil visitantes), passou por problemas na coleta do lixo e teve a coordenadora do parque, Francisca Cinfuentes, demitida na última quarta-feira (14).

De acordo com o arquiteto Pedro Taddei Neto, vice-presidente regional da Sinaenco em São Paulo e professor da faculdade de arquitetura e urbanismo da USP, o levantamento tem o objetivo de alertar os poderes públicos e a sociedade sobre a situação dos equipamentos públicos. "A manutenção não é nossa cultura. Nós temos de impedir que os investimentos se percam na deterioração", afirmou Taddei.

Os parques foram escolhidos pelo sindicato porque representam o equipamento público mais escasso em São Paulo. Segundo o professor, o índice ideal da Unesco de parques em áreas urbanos é de 12m2 por habitante, mas em São Paulo esse índice não passa de 6m2 por habitante.

Levantamentos
O sindicato já realizou levantamentos sobre o estado de conservação de pontes, praças e viadutos em São Paulo, além dos estádios de futebol no país.

Em 2007, o sindicato divulgou um relatório alertando para a situação de risco do estádio na Fonte Nova, em Salvador (BA). Cerca de 25 dias depois, uma parte da arquibancada do anel superior caiu e sete pessoas morreram.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet